Topo

Há um mês, ele era manobrista de carros. Agora, vai jogar no Super Bowl

Landon Cohen é manobrista, além de jogador do Seattle Seahwaks - Elsa/Getty Images
Landon Cohen é manobrista, além de jogador do Seattle Seahwaks Imagem: Elsa/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 19h54

Há um mês, Landon Cohen nem sonhava em participar do Super Bowl, maior momento da temporada da NFL. Defensive tackle do Seattle Seahawks, ele estava fora do grupo de atletas selecionados para as partidas e focava seus esforços em administrar e trabalhar em uma empresa de vallet. Como manobrista, ganhava a vida e mantinha os treinamentos, esperando sua chance no futebol americano. Ela apareceu de repente, no jogo mais importante do ano.

De acordo com o Yahoo, o jogador de 28 anos fez algumas participações durante a temporada, incluindo a vitória sobre o Green Bay Packers na final da Conferência Nacional da NFL, resultado que levou o time ao Super Bowl. Fora dos planos - como na maior parte do tempo -, ele se mantinha ocupado com o trabalho até 4 de janeiro, quando recebeu uma ligação dos Seahawks no meio da noite.

A oportunidade apareceu quando o tackle Jordan Hill lesionou o joelho e recebeu a notícia de que não participaria do Super Bowl. "Landon era um jogador muito ativo. Nós estávamos de olho nele", justificou o técnico Pete Carroll. As manhãs dedicadas a treinamento físico, além de musculação, yoga e boxe, agora se mostrarão necessárias. Como acontece toda vez que é convocado, vai deixar a função de manobrista para os outros dois sócios.

"Eu não falo sobre futebol, a não ser que eu esteja jogando. Se eu estou trabalhando como manobrista, ninguém sabe que jogo, a não ser que saia no jornal ou algo assim", disse o jogador, que teve uma carreira errante desde que foi draftado, após defender a Universidade de Ohio: foi escolhido pelo Detroit Lions em 2008. Desde então, passou por oito times em sete anos, sem conseguir se firmar.

Há três anos, ele é um dos donos do serviço de vallet em Spartanburg, cidade de 40 mil habitantes localizada no estado da Carolina do Sul, na Costa Leste americana, distante 3,6 mil km de Seattle, na Costa Oeste. "Eu não me deixo desapontar. Eu meio que fico nesse meio-termo. Nunca estou muito empolgado, nunca muito deprimido. São anos vivendo assim. Mas você vai ter sempre 100% de mim no que quer que eu esteja fazendo", afirmou Landon.

Agora, vai poder realizar o sonho de milhões de pessoas: disputar o Super Bowl no domingo e, se vencer, colocar no dedo um dos anéis de campeão distribuídos pela NFL. O Seattle Seahawks enfrenta o New England Patriots no domingo, em Phoenix, para decidir qual será o futuro de Landon Cohen.