Topo

Por que o técnico com maior salário dos esportes americanos não sorri

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 06h00

Vencedor, dono de recordes, idolatrado por sua torcida e o maior salário entre os técnicos dos esportes americanos. Nem assim Bill Belichick, treinador do New England Patriots, abandona o olhar sisudo. Um levantamento do Wall Street Journal mostrou que em quase duas horas de coletivas depois dos jogos da temporada 2013/2014 foram econômicos seis sorrisos e uma singular risada. Nenhum em dia de derrota.

A fama de seriedade é tamanha que as casas de apostas americanas criaram um item perguntado se Bill Belichick vai sorrir durante o Super Bowl deste domingo. A partida que decide a temporada de futebol americano será realizada em Arizona e põe frente a frente o New England Patriots e o atual campeão Seattle Seahawks.

O levantamento se concentrou nas coletivas, quando Belichick pode ser tão azedo quanto Muricy Ramalho ou José Mourinho em seus piores momentos. Respostas monossilábicas, nenhuma cerimônia em recusar a falar de um assunto e cara de quem não gostou da pergunta não são raras. A expressão fecha completamente sempre que questionado sobre fatos extracampo ou lesões de jogadores, algo comum num esporte de contato físico intenso como o futebol americano.

O jeito compenetrado fora das partidas e de poucas palavras parece um extensão da intensidade demonstrada à beira do gramado. A maneira de Bill Belichick trabalhar os times, a busca pela perfeição e a cobrança lembra a forma que Bernardinho dirige a seleção masculina de vôlei. O estilo funciona bastante no esporte, mas dependendo da ocasião pega mal.

Eleito um dos 100 homens mais influentes pela Revista Times em 2007, o treinador dos Patriots saiu com um sorriso bem estranho na foto. Havia uma leve curvatura nos lábios e nada mais. Nenhum dente aparente na imagem, o que contrastava com o rosto realizado da namorada.

O levantamento do Wall Street Journal repercutiu nos Estados Unidos. A própria liga de futebol americano compartilhou a matéria em sua conta de Twitter. Publicações de todo o país mencionaram o estudo que demonstrou haver um sorrido a cada 16 minutos nas coletivas. Na era da internet o assunto virou meme, piada e lista de coisas que poderiam fazer o sisudo Belichick sorrir.

Confira outras histórias do técnico

Números de respeito

Nenhum outro treinador tem mais vitórias em partidas de playoff quanto Bill Belichick. Foram 21 jogos ganhos na fase decisiva do campeonato. Ele também é o único técnico a levantar três troféus em quatro anos. No total, é dono do terceiro maior percentual de vitórias na história da liga de futebol americano.

Amigos para sempre

Foi Belichick que deu chance para Tom Brady jogar. O marido de Gisele Bunchen entrou na equipe no ano 2000 quando o titular se machucou e juntos formam a parceria com melhores resultados da NFL. Os especialistas vivem discutindo quem é o principal responsável pelo bom desempenho dos Patriots, mas parece um debate tão inútil como querer saber o que veio primeiro, o ovo ou a galinha.

DNA de treinador

O pai de do treinador era assistente técnico na liga de futebol americano universitário e iniciou Belichick no esporte. A dupla assistia aos jogos e as estratégias e táticas eram explicadas. Ainda menino, ele acompanhava o pai nas reuniões da comissão técnica. 

Amigos de Bon Jovi

Belichick tem um famoso na lista de amigos que não é do futebol americano. Fã declarado do New York Giants, Bon Jovi e ele se tornaram amigos quando o treinador trabalhava de assistente no time do roqueiro. Mesmo com as trocas de time que a carreira obrigou ambos mantiveram contato.

Senhor falcatrua

O treinador tem um lado Schumacher e neste ano se envolveu no segundo escândalo de desrespeito às regras ao usar bolas abaixo da calibragem determinada. A investigação demonstrou que 11 das 12 bolas do jogo contra o Indianapolis Colts, que dava uma vaga para o Super Bowl, estavam esvaziadas. O primeiro ocorreu em 2007, quando Belichick espionou equipes adversárias para descobrir o significado dos sinais usados em campo e assim saber as jogadas que seriam feitas. Ele foi multado em US$ 500 mil na ocasião.