Topo

NFL terá primeira juíza mulher em tempo integral, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 06h00

A cada dia que passa as mulheres vêm ganhando espaço em profissões que antes eram exclusividades masculinas. A última novidade vem da NFL, que segundo o The Baltimore Sun terá pela primeira vez uma mulher como árbitra em tempo integral na liga de futebol-americano, a mais importante dos Estados Unidos.

Sarah Thomas será a pioneira nesta empreitada, quebrando uma barreira em um esporte considerado predominantemente masculino. Ela já trabalhou em jogos de pré-temporada no último ano e a partir da próxima temporada irá se dedicar exclusivamente aos jogos da liga.

Uma fonte que não quis se identificar garantiu ao The Baltimore Sun que Sarah irá integrar a lista de árbitros da NFL na próxima temporada.

Aos 41 anos de idade, Sarah trabalha como juíza de futebol-americano nas últimas três pré-temporadas e foi considerada uma das estrelas em ascensão no programa de arbitragem. “Se eu estiver lá (na NFL) permanentemente na próxima temporada será demais”, disse em entrevista ao USA Today em junho de 2014.

Embora uma mulher arbitrando em tempo integral na NFL seja novidade, Sarah não será a primeira a apitar um jogo da liga. Shannon Eastin trabalhou como juíza substituta na temporada de 2012, ano em que houve greve da arbitragem, e se tornou a primeira mulher a efetivamente participar de um jogo da NFL como árbitra.

Sarah foi também a primeira mulher a comandar um jogo da NCAA (a liga universitária norte-americana) em 2007, trabalhando também em 2009. Ela é uma das cinco mulheres a trabalhar na liga e a única a figurar nas principais partidas.