Topo

Polêmica pela frente: filme questiona danos cerebrais de jogadores da NFL

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 12h44

A NFL deve enfrentar (mais uma) crise de imagem frente ao público nas próximas semanas. O motivo: o lançamento do trailer de um filme nesta segunda-feira.

Trata-se de Concussion, longa-metragem que conta a história do neuropatologista Bennet Omalu. Na obra, o médico – interpretado por Will Smith – descobre uma encefalopatia traumática crônica em ex-jogadores da NFL por conta de traumas recorrentes em partidas da liga.

Acontece que a personagem principal do filme é um médico real – Omalu é professor do departamento de patologia e biomedicina da Universidade da Califórnia. De quebra, a divulgação do trailer chega apenas 11 dias antes da abertura da temporada 2015/2016 da NFL.

Boa parte da história se inicia da morte de Mike Webster, ex-jogador do Pittsburgh Steelers, em 2002. Em entrevista à rede de TV PBS, o verdadeiro Omalu afirma que o Webster foi “uma vítima do futebol americano que as pessoas se recusam a reconhecer”.

Em 2007, ao jornal Washington Post, o médico voltou a alertar a respeito dos traumas cerebrais de jogadores da NFL. “Nenhuma pessoa de 40 ou 50 anos deveria ter um cérebro assim. As únicas pessoas com tais marcas são boxeadores, pessoas muito idosas com Alzheimer ou vítimas de lesões cerebrais muito profundas”, contou. Webster tinha 50 anos quando morreu.

O filme é baseado em um artigo publicado em 2009 pela pesquisadora Jeanne Marie Laskas na revista GQ. A obra é dirigida por Peter Landesman e tem David Morse no papel de Mike Webster. O lançamento do longa deve acontecer em dezembro de 2015.