Topo

Guru esportivo do marido de Gisele Bündchen é acusado de ser charlatão

Do UOL, em São Paulo

16/10/2015 06h00

Alex Guerrero é preparador físico, nutricionista, sócio, guru espiritual e amigo de Tom Brady há cerca de dez anos. É ele quem cuida de perto da saúde física e mental do marido de Gisele Bündchen. Mas nem tudo é motivo de orgulho para ele. Guerrero é acusado de ser um charlatão nos Estados Unidos, já foi multado e teve produto retirado do mercado após apresentar um estudo falso.

Muito se falou na imprensa norte-americana sobre Guerrero no início deste ano, quando Brady, aos 37 anos, liderou o New England Patriots em mais um título da NFL. No entanto, uma revista levantou a “ficha corrida” de Guerrero, e ela não é das melhores. O grande problema? Um produto que prometia curar até a AIDS.

Segundo a Boston Magazine, em 2004, Alex Guerrero alegou ter comandado um teste em sua clínica com 200 pessoas que usaram o suplemento chamado “Supreme Greens”. De acordo com ele, 192 dos 200 pacientes com doenças terminais ainda estavam vivos oito anos depois graças ao “Supreme Greens”. De câncer em fase terminal a AIDS, passando por esclerose múltipla e mal de Parkinson, 96% das pessoas estudadas estavam bem, assegurava ele.

A Comissão Federal do Comércio entrou em ação e, um ano depois, multou Guerrero em US$ 65 mil, conseguiu uma confissão de Guerrero admitindo que o estudo das 200 pessoas era falso e o proibiu para sempre de se apresentar como médico (ele tem apenas um mestrado em terapia chinesa). O amigo de Tom Brady também está proibido indefinidamente de vender ou promover o “Supreme Greens” ou qualquer outro suplemento que prometa a cura de doenças.

A decisão da comissão se baseou no fato de que consumidores podem ter parado tratamentos comprovadamente eficazes enquanto confiavam no suplemento de Guerrero. Ele virou um risco à saúde. Pois bem. Uma década depois, o “faz tudo” de Tom Brady voltou com um novo produto que prometia evitar concussões em jogadores de futebol, o NeuroSafe. Tom Brady o testou, inclusive. A comissão interferiu novamente e proibiu sua venda antes que ele se espalhasse pelo mercado como aconteceu com o "Supreme Greens".

Nesse período, Tom Brady e Alex Guerrero ficaram cada vez mais próximos, tanto que hoje são sócios numa empresa de fisioterapia e lifestyle. Guerrero é o responsável por traçar, com meses de antecedência, toda a programação física do quarterback. Em tom de ironia, disse conhecer o corpo de Brady melhor que a esposa Gisele Bündchen.

O quarterback já saiu em defesa de Alex Guerrero. "Quando eu o conheci, essa história já fazia parte de seu passado. Sempre tivemos uma grande relação, conversamos olho no olho e para mim é um privilégio trabalhar com ele. Eu não estaria jogando atualmente se não fosse a ajuda dele. Ele sempre foi muito correto comigo", argumentou Brady em entrevista a uma rádio de Boston.