Topo

Ryan Russell assume bissexualidade: "Quero voltar à NFL de forma honesta"

Joe Robbins/Getty Images
Imagem: Joe Robbins/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/08/2019 19h28

Ryan Russell, que jogou pela NFL pela última vez no Buccaneers em 2017, escreveu um artigo assumindo sua bissexualidade.

No texto, publicado pela ESPN, o jogador de futebol americano diz que vem escondendo sua verdadeira identidade há muito tempo e resolveu compartilhar da sua vida intima para uma nova etapa da sua vida.

"Eu menti para colegas de equipe, treinadores, treinadores, executivos de front-office e fãs sobre quem eu sou. Não exatamente. Mas reter informações é uma forma de engano. E quero a próxima parte da minha carreira - e vida - impregnada de confiança e honestidade. Durante a temporada, você passa mais tempo com sua equipe do que com sua própria família; Verdade e honestidade são os pilares de uma cultura vencedora. Minha verdade é que sou um jogador de futebol talentoso, um escritor muito bom, um filho amoroso, um irmão autoritário, um amigo carinhoso, um amante leal e um homem bissexual", começou.

Ao longo do desabafo, Ryan reforça seu desejo de retornar a NFL e viver sua vida abertamente. Em 2017, ele passou por uma cirurgia no ombro e ficou de fora de toda a campanha de 2018 após ser lançado pelo Buffalo Bills antes do início da temporada.

"Esses dois objetivos não devem estar em conflito. Mas, a julgar pelo fato de não haver um único jogador LGBT aberto na NFL, NBA, Major League Baseball ou NHL, me traz uma pausa. Quero mudar isso - para mim, para outros atletas que compartilham esses objetivos comuns e para as gerações de atletas LGBTQ que virão a seguir".

Russell falou de suas primeiras temporadas na NFL e como ele lutou para ser fiel a si mesmo enquanto seguia sua carreira profissional no futebol. Ele disse que "começou a comprometer seu mundo pessoal".

"Embora tenha confiado em amigos e familiares próximos e tenha me permitido namorar discretamente homens e mulheres, fui privado do privilégio básico de viver em uma vida aberta. Isso significava que eu tinha que ser estratégico e cauteloso em conhecer caras ou me envolver com eles durante a temporada regular. Isso também significava que, embora eu estivesse construindo amizades importantes em minha equipe, não podia ser autêntico ou honesto sobre quem eu sou ou o que estava acontecendo na minha vida".

Russell disse que se encontrou no início de agosto com treinadores e executivos da equipe da NFL que manifestaram interesse em contratá-lo para a temporada de 2019. Embora a assinatura nunca tenha acontecido, Russell disse que continua treinando com a esperança de voltar a jogar.

"Posso dizer por experiência que, como um longo companheiro de equipe contribuí para o sucesso em campo e no vestiário. Os jogadores da NFL não estão preocupados com quem são seus jogadores de linha defensivos. Nunca fui suspenso ou gerei distração por minha conduta fora do campo. A NFL é uma entidade multibilionária de entretenimento com o poder de criar condições de trabalho que permitem às pessoas LGBTQ realizarem seus trabalhos como todo mundo".