Topo

10 perguntas sobre a NFL para você acompanhar a 100ª temporada da liga

21.out.2016 - Aaron Rodgers, quarterback do Green Bay Packers, comemora a vitória sobre o Chicago Bears, pela NFL - Benny Sieu/USA TODAY Sports
21.out.2016 - Aaron Rodgers, quarterback do Green Bay Packers, comemora a vitória sobre o Chicago Bears, pela NFL Imagem: Benny Sieu/USA TODAY Sports

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, de São Paulo

04/09/2019 15h12

A 100ª temporada da NFL, maior liga de futebol americano do mundo, começa amanhã (5) com o histórico duelo entre Chicago Bears e Green Bay Packers. Apesar do crescente interesse do público brasileiro pelo esporte, o futebol jogado com a bola oval ainda rende muitas dúvidas.

Por isso, listamos dez perguntas e respostas rápidas sobre o esporte do marido da Gisele Bündchen (brincadeira, nunca faça essa referência!) para você ficar por dentro e acompanhar a nova temporada.

Preparado?

Qual é o tamanho do campo e por que tem tantas marcações?

O campo de futebol americano tem 120 jardas (ou 109,7 metros) de comprimento e 53 jardas (48,92 metros) de largura. As jardas são marcadas uma a uma. A cada cinco delas, uma linha cruza o campo e a cada dez delas, existe a marcação de múltiplos de 10.

O campo possui duas endzones - uma em cada lado - com dez jardas de comprimento e é nesta área que é anotado o touchdown. Duas traves em formato de Y, com 12,05 metros de altura e 5,6 metros de largura, completam o campo de jogo.

Como funciona a pontuação?

Existem diversas maneiras de um time pontuar durante uma partida da NFL. Vamos a elas:

Touchdown (6 pontos)

É anotado quando um time invade a endzone adversária pelo chão ou com um passe lançado pelo quarterback.

Ponto extra (1 ou 2 pontos)

Após anotar um TD, o time pode chutar a bola dentro do Y e somar mais um ponto ou arriscar um "mini touchdown" e levar mais uma vez a bola dentro da endzone rival para somar dois pontos.

Field Goal (3 pontos)

Vale três pontos. O kicker, jogador específico para essa jogada, tem a missão de acertar a bola entre as traves do Y. Caso erre, o time rival inicia o ataque de onde a bola parou.

Safety (2 pontos)

É a única pontuação oriunda do time de defesa. Vale dois pontos e acontece quando os defensores da equipe conseguem derrubar o adversário que detém a bola dentro da sua própria endzone ou quando o quarterback é obrigado a lançar a bola antes de ser derrubado também na sua endzone.

Como funciona o ataque?

O futebol americano é um jogo de conquista de território. O time inicia a jogada geralmente no seu campo de defesa e precisa cruzar o gramado até chegar à endzone e marcar um touchdown ou chegar o mais próximo dela para tentar um field goal.

Isso é obtido por meio das descidas (ou downs). O time tem 4 tentativas, ou 4 descidas, para conquistar no mínimo 10 jardas e assim seguir com a posse da bola. Seja com um passe do quarterback (responsável por armar as jogadas e lançar a bola) para os seus recebedores ou com uma corrida do running back (recebe a bola do quarterback e tenta atravessar a linha de defesa adversária).

Caso fracasse nas três primeiras tentativas, o time pode devolver a bola para o adversário com um punt ou tentar conquistar as 10 jardas na quarta descida. Se fracassar, os rivais iniciam a jogada do ponto onde o jogo parou. Por isso, o mais comum é devolver a bola ao adversário, chutando-a o mais longe possível de sua endzone.

Quais são os principais termos?

O futebol americano tem um vocabulário próprio, e no Brasil, via de regra, acabamos utilizando os termos em inglês mesmo para nomear lances e jogadas importantes.

Interceptação: Quando um jogador de defesa intercepta o passe do quarterback e toma a posse da bola.

Fumble: Quando o jogador é derrubado pelo adversário e e perde a posse, com a bola rolando sem rumo pelo gramado. Se ele próprio ou um companheiro a recuperar, o ataque segue. Caso um adversário tome a bola, o jogador pode correr em direção a um touchdown e seu time ganha a posse da bola, ou seja, ele passa a atacar.

Tackle: Jogada em que o defensor derruba o adversário, finalizando a jogada (e a descida).

Kickoff: É o início do jogo. O jogador chuta a bola para o campo adversário com o objetivo de deixá-la o mais longe possível da sua endzone.

Hail Mary: É, literalmente, a Ave Maria do futebol americano. Nos instantes finais da partida, quando um time atrás no placar tem apenas tempo para um único ataque e o quarteback lança a bola na tentativa de anotar um touchdown "salvador da pátria".

Quantos jogadores cada time possui?

O elenco oficial de cada franquia é formado por 53 jogadores, mas apenas 46 são levados para as partidas. Em campo, são 11 jogadores de cada time por vez, totalizando 22 em ação a cada jogada. Os times de ataque e defesa são diferentes, e são trocados a cada posse de bola ganhada ou perdida.

Veja as posições de cada time:

Ataque: Quarterback, Running Back, Wide Receiver, Tight End, Center, Offensive Guard, Offensive Tackle

Defesa: Defensive Tackle, Defesive End, Outside Linebackers, Inside Linebackers, Cornerback e Safety

Especialistas: kicker, punter, holder e long snapper

Uma partida de NFL também possui sete árbitros, sendo um principal, o responsável por comunicar as marcações para o público e treinadores, e seis assistentes. Quando uma falta é marcada, são eles que jogam um pano amarelo em campo.

Existe VAR na NFL?

Sim, os árbitros de campo da NFL contam com o auxílio do árbitro de vídeo, que se chama Instant Replay. Todas as pontuações e algumas decisões específicas são validadas pela equipe que acompanha o jogo em uma central única, no escritório central da liga.

Na NFL, os técnicos podem desafiar as decisões do árbitro e do VAR. São permitidos até dois desafios por jogo, que acontecem quando um deles lança uma flanela vermelha. Se o desafio estiver correto e a decisão de campo por mudada, ele mantém as duas chances. Caso o treinador obtenha dois êxitos, ele ganha um terceiro desafio.

O juiz principal é o responsável por analisar a jogada e anunciar, usando o microfone, para jogadores, comissão técnica e torcedores o que foi analisado e qual é sua decisão.

O "VAR" da NFL é parte fixa da disputa desde 2007.

Quanto tempo dura um jogo?

A partida da NFL dura 60 minutos, divididos em quatro quartos de 15 minutos. Entre o primeiro e o segundo quarto, e entre o terceiro e o quarto quarto, existe um intervalo de dois minutos. Entre o segundo e o terceiro quarto, o chamado halftime, a parada é de 12 minutos.

Quem não está familiarizado com o jogo, nota que o jogo tem várias paradas. O relógio, de fato, para com frequência, sempre que o passe do quarterback não é recebido, quando são marcados pontos ou quando uma falta é anotada.

Nos dois últimos minutos do segundo e do quarto quarto, o relógio para a cada jogada. É o chamado Two-Minute Warning (ou o Alerta de Dois Minutos).

Quantos times existem e como eles são divididos?

A NFL é formada por 32 franquias divididas em duas conferências: a Conferência Americana (AFC, na sigla em inglês) e a Conferência Nacional (NFC, na sigla em inglês).

Cada uma delas é dividida em quatro divisões:

AFC Leste: Buffalo Bills, New England Patriots, Miami Dolphins e New York Jets
AFC Norte: Baltimore Ravens, Pittsburgh Steelers, Cleveland Browns e Cincinnati Bengals
AFC Sul: Tennessee Titans, Indianapolis Colts, Houston Texans e Jacksonville Jaguars
AFC Oeste: Oakland Raiders, Denver Broncos, Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs

NFC Leste: New York Giants, Dallas Cowboys, Washington Redskins e Philadelphia Eagles
NFC Norte: Minnesota Vikings, Green Bay Packers, Chicago Bears e Detroit Lions
NFC Sul: Tampa Bay Buccaneers, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Atlanta Falcons
NFC Oeste: Seattle Seahawks, San Francisco 49ers, Los Angeles Rams e Arizona Cardinals

Cada equipe joga apenas 16 partidas na temporada regular.

Como são formados os playoffs?

Seis times de cada conferência avançam para os playoffs, disputados sempre em janeiro e com partida única a cada fase. Os campeões de cada divisão e os dois times de melhor campanha jogam a pós-temporada. Neste formato é possível um time ser eliminado mesmo com campanha melhor que um campeão de outra divisão.

Nos playoffs, os dois times de melhor campanha folgam na primeira semana. O time com a terceira melhor campanha enfrenta o time com a sexta melhor e a equipe com a quarta melhor desempenho pega a franquia com a quinta melhor campanha. Isso dentro da conferência.

Na sequência, são disputadas as partidas de "Divisional Round" e depois as finais de conferência, onde são definidos os times que disputarão o Super Bowl.

O que é o Super Bowl?

O Super Bowl é a grande decisão da temporada da NFL (não existe a final do Super Bowl). Coloca frente a frente o campeão da Conferência Americana (AFC na sigla em inglês) e o campeão da Conferência Nacional (NFC na sigla em inglês).

A cidade sede da partida final muda a cada temporada, assim como a emissora responsável pela transmissão do jogo em território norte-americano. O Super Bowl 54 será disputado no estádio do Miami Dolphins, o Hard Rock Stadium. Será a sexta edição na cidade da Flórida.