Topo

NFL dá início à 100ª temporada; veja 54 curiosidades rumo ao Super Bowl 54

James Butler, do Oakland Raiders, carrega bola durante jogo de pré-temporada contra o Seattle Seahawks - Steven Bisig/USA TODAY Sports
James Butler, do Oakland Raiders, carrega bola durante jogo de pré-temporada contra o Seattle Seahawks Imagem: Steven Bisig/USA TODAY Sports

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/09/2019 12h00

A espera, enfim, terminou. A bola oval vai voltar a voar na noite de hoje com a estreia da temporada 2019 da NFL, a maior liga de futebol americano do mundo. A partida entre Chicago Bears e Green Bay Packers, marcada para as 21h20 (de Brasília), marca o início da 100ª edição do campeonato.

Serão cinco meses de duelos em busca de um lugar no Super Bowl 54, que será disputado no dia 2 de fevereiro no Hard Rock Stadium, em Miami. O UOL Esporte listou 54 fatos, curiosidades e perguntas para serem respondidas durante os próximos meses. Confira a seguir:

1 - Estreia sem campeão da NFL

A NFL quebrou uma sequência que durava desde 2003, e o jogo de abertura da temporada não terá em campo o atual campeão, no caso o New England Patriots. Bears e Packers protagonizam uma das maiores rivalidades da liga e ganharam o direito de dar o pontapé inicial da 100ª temporada.

2 - Antonio Brown e suas polêmicas

Briga com treinador e companheiros de time, pedido de troca, lesão no pé e disputa com a NFL por causa de um capacete. Essas são as polêmicas mais recentes de Antonio Brown, wide receiver do Oakland Raiders. Qual será a próxima?

3 - Alguém para os Patriots na Conferência Americana?

O New England Patriots esteve presente nas últimas oito finais da Conferência Americana e conquistou o título e a vaga no Super Bowl cinco vezes. A pergunta que fica é: contra quem o time vai disputar o título da AFC neste ano?

4 - Comos os Patriots vão jogar sem Gronkowski?

O tight end Rob Gronkowski se aposentou e encerrou uma das mais vitoriosas parcerias da NFL. Tom Brady e Gronk se completavam. Como será que os Patriots e o quarterback vão se virar sem o camisa 87?

5 - Cairo Santos nos Titans

Cortado na última hora do elenco do Tampa Bay Buccaneers, o brasileiro não demorou para encontrar um novo time. O jogador assinou com o Tennessee Titans e terá pelo menos até a oitava semana para mostrar trabalho e se firmar novamente na liga.

6 - Duzão fará sua estreia na NFL?

O jogador brasileiro Durval Neto mudou de posição no Miami Dolphins e acabou, como esperado, cortado do elenco principal. Agora, Duzão fará parte do time de treinos da franquia e dificilmente entrará em campo nesta temporada.

7 - Colts e a vida sem Andrew Luck

O Indianapolis Colts foi surpreendido com o anúncio da aposentadoria de Andrew Luck a poucos dias do início da temporada. O time era favorito para levar a divisão e disputar os playoffs novamente. Agora, sob comando de Jacoby Brissett, inicia uma nova era cheia de dúvidas.

8 - Qual é o futuro de Kareen Hunt?

Um dos jogadores mais talentosos da NFL, o running back assinou com o Cleveland Browns, mas está suspenso pela NFL por oito jogos após ser filmado empurrando e chutando uma mulher em um hotel. A dúvida é se o jogador voltará aos campos no mesmo nível mostrado nos tempos de Kansas City Chiefs.

9 - Philip Rivers e a busca por um Super Bowl

Aos 37 anos e considerado um dos melhores quarterbacks da liga, Philip Rivers ainda busca a sua primeira aparição no Super Bowl. Será neste ano?

10 - Parceria entre NFL e Jay-Z

Cercada de polêmica e suspense, a parceria entre a Roc Nation, empresa do rapper Jay-Z e a NFL é um dos assuntos de maior interesse para a nova temporada da liga. O que sairá deste dueto?

11 - Nick Foles sai da sombra de Wentz

O quarterback Nick Foles enfim tem um time para chamar de seu. O jogador deixou o Philadelphia Eagles e a sombra de Carson Wentz para ser o QB titular do Jacksonville Jaguars. O MVP do Super Bowl 52 vai cumprir o esperado e liderar a franquia?

12 - Raiders vão deslanchar?

Recheado de bons jogadores, mas sempre rodeado por polêmicas, o Oakland Raiders vai conseguir retornar aos playoffs? A bola está nas mãos de John Gruden, Derek Carr e Antonio Brown.

13 - A vida do Pittsburgh Steelers sem Brown e Bell

Antonio Brown e LeVeon Bell deixaram a equipe e colocaram um fim ao "Killer B's". Só restou Ben Roethlisberger, que terá a missão de recolocar a equipe nos playoffs.

14 - Patriots e a hegemonia na AFC Leste

O New England Patriots venceu a divisão AFC Leste nas últimas dez temporadas. Miami Dolphins, Buffalo Bills e New York Jets têm chance neste ano?

15 - Jimmy Garoppolo vai se manter saudável?

O quarterback chegou ao San Francisco 49ers com alta expectativa, mas lesões o deixaram fora de ação. O objetivo é se manter saudável e mostrar que não era apontado como substituto de Brady nos Patriots à toa.

16 - A vida dos Giants sem Odell

Depois de cinco temporadas, muitos touchdowns e várias recepções incríveis, o New York Giants não conta mais com Odell Beckham Jr. no elenco. Há vida sem ele?

17 - Eli Manning vai retomar o nível de anos atrás?

O quarterback vive sob intensas críticas, e a aposentadoria parece cada vez mais próxima. Ainda assim, Manning iniciará a temporada como titular do New York Giants, mas ninguém é capaz de cravar que terminará na condição.

18 - Joe Flacco vai recolocar os Broncos nos playoffs?

Joe Flacco tem um último suspiro na NFL como QB titular dos Broncos. Ele ainda tem bola para liderar um time aos playoffs?

19 - Como Elliott sentirá o peso do salário?

Em mais uma novela na NFL, o running back encerrou a greve com a renovação de contrato. O novo vínculo valerá por seis temporadas, com 90 milhões de dólares, sendo 50 milhões garantidos - a maior marca da posição. Como lidará com a pressão?

20 - Mahomes vai manter o nível de MVP?

Apontado como o futuro da NFL, Patrick Mahomes foi eleito o MVP da temporada passada, mas não levou o Kansas City Chiefs ao Super Bowl. Foram 5.097 jardas lançadas e 50 touchdows. Ele vai superar essas marcas?

21 - Cleveland Browns vai jogar o que se espera?

Um elenco com um quarterback como Baker Mayfield, recebedores como Odell Beckham e Jarvis Landry e um running back como Kareen Hunt, além de muitos outros bons jogadores. Tem tudo para dar certo!

22 - Até onde vai Tom Brady?

Aos 42 anos e em plena forma física, Tom Brady vai para a sua 20ª temporada em busca do seu sétimo anel do Super Bowl. Alguém duvida?

23 - Os Jaguars voltarão a brilhar?

Depois de quase chegarem ao Super Bowl na temporada 2017, os Jaguars fracassaram ano passado. Agora com Nick Foles como QB, a franquia vai reencontrar o caminho das vitórias?

24 - Russell Wilson e o novo contrato

O quarterback do Seattle Seahawks vai iniciar a temporada com o peso de ser o jogador mais bem pago da liga, com salário de 35 milhões de dólares por ano. O atleta já demonstrou ser capaz de conduzir o time ao título, mas o trabalho na temporada será ainda mais árduo.

25 - Carson Wentz vai ficar longe das lesões?

As duas últimas temporadas de Wentz foram encerradas de forma precoce por conta de lesões. Agora, ele parece 100% fisicamente para comandar o Philadelphia Eagles.

26 - Ryan Fitzpatrick vai mostrar sua magia?

O quarterback brilhou nas primeiras rodadas da temporada passada, mas depois voltou ao seu "normal". O mesmo vai se repetir no Miami Dolphins?

27 - Deshaun Watson vai se firmar?

Em 2017, o quarterback do Houston Texans se machucou. No ano passado, Watson se recuperou e encerrou a temporada com bons números e presença nos playoffs. Mais bem protegido, o QB pode levar o time mais longe.

28 - Kansas City Chiefs vai dar o próximo passo?

Time sensação da temporada regular no ano passado, os Chiefs pararam no New England Patriots na final da Conferência Americana. Patrick Mahomes e companhia tentarão dar o próximo passo nesta temporada e chegar ao Super Bowl.

29 - Os Rams vão superar a derrota no Super Bowl?

O Los Angeles Rams caiu para o New England Patriots no último Super Bowl, e a missão do técnico Sean McVay e manter o nível de atuação para tentar o título mais um ano. A tarefa é dura, mas talento o time tem de sobra.

30 - Todd Gurley vai superar as lesões?

Todd Gurley é a maior arma do Los Angeles Rams, mas o running back sofre com seguidas lesões que o impedem de demonstrar o seu talento em campo. A pré-temporada mostrou que Gurley ainda não está 100%, e isso pode atrapalhar os planos da franquia.

31 - Falcons voltarão a ter o melhor ataque da NFL?

Parece que o fantasma da derrota no Super Bowl 51 ainda ronda o Atlata Falcons. Será que a equipe vai enfim superar a virada tomada e voltar a apresentar o melhor jogo ofensivo da NFL?

32 - Saquon Barkley vai seguir evoluindo?

Sem Odell Beckham Jr, todas as atenções quando o assunto é jogo ofensivo do New York Giants estão em Saquon Barkley. A temporada como calouro foi surpreendente, e o running back tem tudo para liderar a equipe.

33 - Duelo Brady x Big Ben na semana 1

A primeira semana da temporada regular da NFL já reserva um dos confrontos mais disputados da liga. De um lado, Tom Brady. Do outro, Ben Roethlisberger. O duelo será no Sunday Night Football, às 21h20.

34 - Quem vai mandar em Los Angeles?

Los Angeles tem duas equipes fortes na NFL, os Rams e os Chargers. Na temporada passada, as duas franquias avançaram para os playoffs, mas os Chargers perderam para o New England Patriots na segunda rodada. Depois, os Rams caíram para a mesma equipe no Super Bowl.

35 - Despedida dos Raiders de Oakland

Será a última temporada da franquia em Oakland antes da mudança para Las Vegas. A despedida será em grande estilo ou os Raiders terminarão o ano fora dos playoffs de novo?

36 - Minnesota x Green Bay na semana 2

Minnesota Vikings x Green Bay Packers. Uma das maiores rivalidades da liga terá mais um capítulo logo na semana 2 da temporada regular. O duelo será no estádio Lambeau Field, casa dos Packers.

37 - New England x Miami na semana 2

A mesma semana 2 reserva o duelo entre o atual campeão, o New England Patriots, e o Miami Dolphins, time dono da casa do Super Bowl 54. A chance de os Dolphins disputarem a final em casa é perto de zero. E os Patriots?

38 - Como será o show do intervalo do Super Bowl?

Será o primeiro show do Super Bowl depois da parceria entre a NFL e a empresa de Jay-Z. Teremos mais um boicote? No ano passado, Rihanna se recusou a cantar no Super Bowl 53 em apoio a Colin Kaepernick.

39 - Brady x Mahomes na semana 14

Seria o duelo entre Tom Brady e Patrick Mahomes uma espécie de presente versus futuro? Os dois estarão frente a frente na semana 14 da temporada regular.

40 - Será o último Brady x Manning?

Tom Brady e Eli Manning protagonizaram grandes duelos, incluindo dois Super Bowls. Em ambos, Eli se deu melhor e levou o título. Os dois se enfrentam na semana 6 em partida que pode marcar o último Brady x Manning da NFL.

41 - Duelos entre Chiefs x Raiders

Uma das maiores rivalidades da NFL, Kansas City Chiefs e Oakland Raiders fazem parte da mesma divisão, a AFC Oeste, e os dois duelos estão marcados para as semanas 2 e 13 da temporada.

42 - Duelos entre Bengals x Browns

Outra rivalidade da NFL, Cincinnati Bengals e Cleveland Browns duelam dentro da AFC Norte com partidas marcadas para a reta final da temporada, mas semanas 14 e 17. As duas equipes foram criadas pela mesma pessoa, o ex-técnico Paul Brown, que dá nome ao estádio dos Bengals e à própria franquia de Cleveland.

43 - Duelos entre Steelers x Ravens

Pensa em um duelo que saí faísca a cada descida. Este é o confronto entre Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens. As duas franquias são conhecidas pelas defesas nada amistosas. Os duelos pela AFC Norte serão nas semanas 5 e 17.

44 - Duelos entre Bears x Packers

Além do jogo de abertura da temporada, a rivalidade entre Chicago Bears e Green Bay Packers será colocada à prova novamente na semana 15. As duas equipes estão na NFC Norte e protagonizam o duelo mais antigo da NFL, já que disputam a liga desde 1921.

45 - Duelos entre Cowboys x Redskins

É o confronto do faroeste norte-americano. De um lado, o Dallas Cowboys. Do outro, o Washington Redskins. Os confrontos nas semanas 2 e 17 prometem muita disputa e emoção.

46 - E Colin Kaepernick?

Longe da NFL depois de protagonizar os protestos contra o racismo e o tratamento policial contra negros, o quarterback Colin Kaepernick segue fora da NFL, e nada deve mudar durante a temporada 2019.

47 - Quem vai ficar com a escolha 1 do Draft 2020

Assim como em toda temporada, o time de pior campanha leva a primeira escolha do Draft do ano seguinte. O grande candidato ao posto é o Miami Dolphins, mas outras equipes podem entrar na briga durante a temporada.

48 - Quem encerra a temporada com maior salário?

Hoje, o maior salário da NFL é de Russell Wilson, quarterback do Seattle Seahawks, com 35 milhões de dólares por temporada. Quem pode tomar o lugar do camisa 3 dos Seahawks?

49 - Everaldo e Rômulo vão aparecer de novo lá fora?

As narrações de Everaldo Marques e Rômulo Mendonça costumam ganhar o mundo. Quem será o primeiro a ter o grito de touchdown exibido na ESPN norte-americana?

50- Dak Prescott vai ganhar quanto?

O quarterback do Dallas Cowboys ainda joga com contrato de calouro, e a novela da renovação de contrato já dura semanas. Que o novo contrato vai sair ninguém duvida. O que ninguém sabe é quando Prescott vai ganhar.

51 - Jason Garrett vai manter o emprego em Dallas?

O Dallas Cowboys não vence um Super Bowl desde 1995, e o elenco da franquia é um dos mais talentosos dos últimos anos. Cabe ao técnico Jason Garrett, um dos mais pressionados da liga, corresponder em campo a alta expectativa. Se nada der certo, Garrett vai ter que procurar emprego em 2020.

52 - Quem terá mais sacks? Mack, Donald ou Watt?

O trio Khalil Mack, do Chicago Bears, Aaron Donald, do Los Angeles Rams, e JJ Watt, do Houston Texans, forma o maior pesadelo dos quarterbacks da liga. Quem vai terminar a temporada com mais sacks?

53 - O duelo entre os quarterbacks calouros

O Draft 2019 foi recheado de bons nomes para a posição de quarterback, e alguns podem pintar já durante essa temporada como titulares. Kyler Murray é o dono da posição no Arizona Cardinals, enquanto Daniel Jones e Dwayne Haskins brigam por espaço em New York Giants e Washington Redskins, respectivamente.

54 - Conheça o palco no Super Bowl LIV

O Super Bowl 54 será disputado no Hard Rock Stadium, casa dos Dolphins em Miami. A arena foi reformada em 2016. Com capacidade para mais de 75 mil torcedores, o estádio já foi palco de cinco finais da NFL.

Siga o UOL Esporte no