UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Miranda
Nome completoJoão Miranda de Souza Filho
PosiçãoZagueiro
Data de nascimento07/09/1984
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoParanavaí (PR)
Altura1,85m
Peso78kg

História

  • Coritiba (PR): 2004-2005
  • Sochaux (FRA): 2005-2006
  • São Paulo (SP): 2006-2011
  • Atlético de Madri (SP): 2011
  • Paranaense - 2004 - Coritiba
  • Campeonato Brasileiro - 2006 - São Paulo
  • Campeonato Brasileiro - 2007 - São Paulo
  • Campeonato Brasileiro - 2008 - São Paulo

Natural da pequena Paranavaí, ao noroeste do Paraná e cerca de 500 quilômetros distante da capital Curitiba, João Miranda de Souza Filho começou a carreira profissional no Coritiba, mas conquistou reconhecimento nacional defendendo o São Paulo na campanha do tricampeonato brasileiro, firmando-se como um dos melhores zagueiros do país.

Zagueiro habilidoso e com uma velocidade rara de se encontrar no futebol atual, Miranda tem por característica o baixo número de cartões amarelos e expulsões. Revelado no Coritiba, do Paraná, participou da conquista do Campeonato Paranaense em 2004 para no ano seguinte transferir-se para a Europa ainda aos 20 anos de idade.

O destino do jogador foi o futebol francês, onde atuou no inexpressivo Sochaux, da primeira divisão do país. Sua passagem por terras européias, entretanto, não foi das melhores. Com dificuldades de adaptação ao futebol da França, o zagueiro acabou esquecido no time e sem visibilidade para chegar à Seleção Brasileira.

Na metade de 2006 voltou para o futebol brasileiro para defender o São Paulo. No time do Morumbi assumiu o difícil fardo de substituir o zagueiro Lugano, ídolo tricolor que deixava a equipe para jogar na Turquia. Miranda confirmou as expectativas e, no ano de sua chegada, o tricolor paulista conquistou o primeiro título nacional com a defesa menos vazada da competição.

No ano seguinte, mais uma vez o setor defensivo é o destaque do São Paulo no bicampeonato brasileiro. Ao lado de Breno e André Dias, Miranda colaborou para a marca de apenas 19 gols sofridos na competição. Naquele ano o zagueiro foi eleito também Craque do Brasileirão pela primeira vez.

O sucesso continuou em 2008, novamente com o título do Campeonato Brasileiro e eleito pela segunda vez consecutiva Craque do Brasileirão em sua posição. A atuação nos anos de São Paulo rendeu à Miranda convocações para a Seleção Brasileira e a confirmação do atleta como um dos melhores zagueiros do país.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host