UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Keirrison
Nome completoKeirrison de Souza Carneiro
PosiçãoAtacante
Data de nascimento03/12/1988
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoDourados (MS)
Altura1,82m
Peso65kg

História

  • Coritiba (PR): 2006-2008
  • Palmeiras (SP): 2009
  • Benfica (POR): 2009
  • Fiorentina (ITA): 2010
  • Santos (SP): 2010-2011
  • Cruzeiro (MG): 2011
  • Campeonato Brasileiro Série B - 2007 - Coritiba
  • Campeonato Paranaense - 2008 - Coritiba
  • Campeonato Paulista - 2011 - Santos
  • Copa Libertadores da América - 2011 - Santos
  • Artilheiro do Campeonato Paranaense 2008 pelo Coritiba, com 18 gols
  • Artilheiro do Campeonato Brasileiro 2008 pelo Coritiba, com 21 gols
  • Revelação do Campeonato Brasileiro 2008

Quando ganhou o prêmio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) como a principal revelação do Campeonato Brasileiro de 2008 com apenas 20 anos de idade, o atacante Keirrison ainda dava os seus primeiros passos na carreira profissional.

Natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, o jogador começou sua carreira nas categorias de base do Cene-MS, uma das principais equipes do estado. Suas atuações chamaram a atenção do Coritiba, do Paraná, que tratou de trazer Keirrison para o clube. Em 2007, ajudou o time a ganhar o titulo da Série B em um jogo dramático contra o Santa Cruz, em que o gol da vitória saiu apenas nos acréscimos da partida. O jovem goleador, então com 19 anos, foi o artilheiro da equipe na campanha que assegurou o acesso dos paranaenses à elite do futebol nacional do ano seguinte.

Mas antes da Série A do Brasileiro, haveria o Campeonato Paranaense de 2008. E a estrela do jovem atleta mais uma vez brilhou, ajudando o time a conquistar o título estadual e terminando a competição como maior artilheiro e revelação.

A glória, entretanto, viria no segundo semestre daquele ano, na disputa do Campeonato Brasileiro da Série A. O Coritiba fez a melhor campanha dentre os clubes que vieram da Série B, terminando a competição em 9º lugar e garantindo uma vaga para a disputa da Copa Sul-Americana de 2009.

Com apenas 20 anos, Keirrison sagrou-se artilheiro da competição ao lado dos veteranos Washington, do Fluminense, e Kléber Pereira, do Santos, todos com 21 gols. Em uma premiação da CBF após o campeonato, o ?próximo Romário?, como é apontado por alguns jornalistas, recebeu das mãos dos técnicos Dunga e Jorginho o prêmio de revelação do ano, deixando para trás Marquinhos, do Vitória, e Jean, do São Paulo. Após uma longa novela de negociações com o Palmeiras, acertou sua transferência para o clube paulista no início de 2009.

Como era esperado, Keirrison teve um começo arrasador no Palmeiras, mas logo se transferiu para o Barcelona em negociação que até derrubou o técnico Vanderlei Luxemburgo no clube de Palestra Itália.

Na Europa, porém, o garoto não vingou. Primeiro, foi emprestado ao Benfica, onde não teve sucesso. Depois, foi para a Fiorentina, onde até melhorou, mas também ficou pouco. Em 2010, Keirrison teve nova oportunidade no futebol brasileiro, no Santos, mas apesar de atuar ao lado de grandes jogadores como Neymar, Ganso, Elano e Arouca, também não se firmou. Com um desempenho pífio, partiu para o Cruzeiro em agosto de 2011.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host