UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Villa
Nome completoDavid Villa Sánchez
PosiçãoAtacante
Data de nascimento03/12/1981
NacionalidadeEspanhola
Local de nascimentoLangreo (ESP)
Altura1,75m
Peso69kg

História

  • Sporting Gijón (ESP): 2000-2003
  • Zaragoza (ESP): 2003-2005
  • Valencia (ESP): 2005-2010
  • Barcelona (ESP): 2010-2012
  • Copa do Rei da Espanha ? 2004 ? Zaragoza
  • Supercopa da Espanha ? 2004 ? Zaragoza
  • Copa do Rei da Espanha ? 2008 - Valencia
  • Eurocopa ? 2008 ? Espanha
  • Copa do Mundo - 2010 - Espanha
  • Em 2010, o jogador se tornou campeão mundial com a Espanha, na África do Sul. Os espanhóis nunca haviam chegado a uma final e conquistaram o título na decisão contra a Holanda. Após um empate de 0 a 0 no tempo normal, o duelo foi para a prorrogação e Iniesta fez o gol que deu a taça à seleção espanhola. Villa foi o artilheiro da competição, com cinco gols, ao lado do alemão Müller e do holandês Sneijder.

David Villa tentou iniciar sua carreira no futebol em uma ?peneira? realizada anualmente pelo Oviedo, mas foi reprovado nos testes. No dia seguinte, o time de sua cidade natal Langreo ofereceu-lhe um lugar na equipe, onde permaneceu dos nove anos até o juvenil. Em 1999, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o Sporting Gijón.

Após uma temporada no time B, ele subiu à equipe principal e disputou a segunda divisão do Campeonato Espanhol. Em dois anos no clube, ele consolidou a fama de goleador ao marcar 39 gols em 78 partidas pela Liga. Em mais quatro jogos pela Copa do Rei, balançou as redes três vezes. O desempenho de Villa não foi suficiente para o Sporting Gijón subir para a elite nacional.

Em 2003, o atacante foi contratado pelo Zagaroza. No novo clube confirmou a condição de artilheiro e conquistou os primeiros títulos da carreira. Com quatro gols em oito jogos, Villa foi fundamental na campanha do título da Copa do Rei. No Campeonato Espanhol, foram 17 gols em 38 partidas. Na temporada seguinte, jogou 35 vezes e anotou 15 gols na Liga. Na Copa da Uefa (atual Liga Europa), foram mais três em dez jogos.

Este desempenho o levou à seleção espanhola no início de 2005. Sua estreia foi em fevereiro, na goleada por 5 a 0 sobre San Marino, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da Alemanha. Villa, aliás, era a grande aposta do técnico Luis Aragonés no Mundial. O atacante ganhou a vaga de titular de Raúl, até então craque incontestável do time, e marcou dois gols na vitória por 4 a 0 sobre a Ucrânia. Mas o atacante não conseguiu repetir a boa atuação nos jogos seguintes e viu, do banco de reservas, a eliminação para a França nas oitavas de final.

Com quatro gols, o Villa foi o artilheiro da Eurocopa-2008, competição conquistada pela Espanha pela segunda vez na história. O status de selecionável fez de Villa um atleta cobiçado pelos grandes clubes, entre eles o Liverpool e o Aston Villa, da Inglaterra.

Mas o Valencia foi mais esperto que seus rivais e levou o jogador. Em sua primeira temporada no novo clube, ele disputou a artilharia com o camaronês Samuel Eto?o, do Barcelona. Em 2008, veio mais um título da Copa do Rei. A menos de um mês para o início da Copa do Mundo, ele trocou de clube e irá defender o Barcelona.

Em 2010, o jogador se tornou campeão mundial com a Espanha, na África do Sul. Os espanhóis nunca haviam chegado a uma final e conquistaram o título na decisão contra a Holanda. Após um empate de 0 a 0 no tempo normal, o duelo foi para a prorrogação e Iniesta fez o gol que deu a taça à seleção espanhola. Villa foi o artilheiro da competição, com cinco gols, ao lado do alemão Müller e do holandês Sneijder.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host