UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Paulo Henrique Ganso

Paulo Henrique Ganso
Nome completoPaulo Henrique Chagas de Lima
PosiçãoMeia
Data de nascimento12/10/1989
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoAnanindeua (PA)
Altura1,84m
Peso73kg

História

  • Santos (SP): 2008-2012
  • São Paulo (SP): 2012-2013
  • Campeonato Paulista - 2010 - Santos
  • Copa do Brasil - 2010 - Santos
  • Campeonato Paulista - 2011 - Santos
  • Copa Libertadores da América - 2011 - Santos
  • Campeonato Paulista - 2012 - Santos
  • Medalha de prata - Olimpíadas de Londres - 2012 - Brasil
  • Copa Sul-americana - 2012 - São Paulo

Meio-campista de rara habilidade, Paulo Henrique começou ainda muito novo na cidade de Belém do Pará. Como muitos jogadores profissionais, deu seus chutes iniciais em quadras de futsal. A primeira equipe a acolhê-lo foi a Tuna Luso, onde ganhou títulos mirins e juvenis.

Paralelamente ao futsal, o meia chamava a atenção de grandes clubes da cidade, como Paysandu e Remo, que o convidavam para disputar amistosos não oficiais pelas categorias de base. Mas o salto de sua carreira não aconteceria na capital paraense.

Um de seus técnicos de futebol conhecia Giovanni, que fez história com a camisa do Santos nos anos 1990 , e pediu para que ele levasse Paulo Henrique para fazer um teste na equipe da Baixada Santista. Recomendado pelo vice-campeão brasileiro de 1995, o jovem jogador chegou à Vila Belmiro em 2005 para atuar nas categorias de base.

Após dois anos de experiência, Ganso começou a se destacar em 2007, comandando o time do Santos que foi campeão paulista Sub-20, quando tinha apenas 17 anos. O ano seguinte foi de afirmação para o jogador dentro das equipe de base do Santos, conquistando o bicampeonato estadual sub-20 e se destacando na Copa São Paulo.

As boas atuações nos times de baixo renderam ao meio campista seu primeiro contrato como profissional, assinado em janeiro de 2008. Sua estreia no time principal do Santos foi em fevereiro daquele ano, contra o Rio Preto, no Campeonato Paulista. Apesar do início promissor, não conseguiu se firmar como titular naquela temporada.

O ano de consolidação de Paulo Henrique Ganso foi o de 2009. Sua primeira boa série na equipe principal foi com Serginho Chulapa, que estava como interino entre a saída de Marcio Fernandes e a chegada de Vagner Mancini.

Mas o técnico que deu continuidade ao jogador como titular do Santos foi Vanderlei Luxemburgo. Sob seu comando, Ganso começou em campo em 19 partidas.

Com seu bom desempenho com a camisa do Santos, foi convocado para a disputa do Mundial sub-20, no Egito, pela seleção brasileira. Com a camisa 10 do time nacional, não conseguiu repetir suas boas atuações e acabou com o vice-campeonato, perdendo a final nos pênaltis para a equipe de Gana. No torneio, foi substituído na maioria dos jogos pelo técnico Rogério Lourenço.

Com uma fraca campanha no Brasileiro do ano anterior e troca de presidente e de técnico no Santos, o ano de 2010 começou sob desconfiança, mas logo Paulo Henrique mostrou que seria uma das estrelas do time.

Sob o comando de Dorival Júnior, foi um dos principais jogadores da campanha do título paulista de 2010, virando quase uma unanimidade dentre o público brasileiro nos pedidos de convocação para a seleção brasileira no Copa do Mundo da África do Sul.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host