Não fugiu da Ucrânia e fez gol-relâmpago. Brasileiros se destacam na semana

Do UOL, em São Paulo

Se a situação da Ucrânia está para lá de conturbada no cenário geopolítico, dentro de campo as coisas voltaram ao normal. O atual campeão Shakhtar Donetsk estreou na liga nacional e de uma maneira que seus torcedores estão acostumados: com brasileiros em campo e decidindo.

Após as ameaças de debandada dos jogadores "brasucas" do país, o time do leste ucraniano contou com Fernando, Taison, Marlos, Fred e Luiz Adriano. O último foi responsável pela abertura do marcador para os "mineiros" logo aos 13 segundos de jogo na vitória por 2 a 0 sobre o Metalurh Zaporizhya. Douglas Costa, Alex Teixeira e Dentinho ainda não retornaram aos atuais pentacampeões nacionais.

Já na "Europa Ocidental", as principais competições ainda não tiveram início, mas isso não significa que as equipes estejam paradas, pelo contrário. A Inter de Milão enfrentou o Real Madrid nos Estados Unidos e conseguiu vitória nos pênaltis após empate por 1 a 1 durante o tempo regulamentar. O jovem zagueiro Juan Jesus mostrou segurança e tranquilidade, inclusive convertendo uma das penalidades para os italianos.

Outro zagueiro que vem cada vez mais fortalecendo seu nome no cenário internacional é Marquinhos. Com apenas 20 anos de idade e cobiçado por gigantes europeus como o Barcelona, o defensor do Paris Saint-Germain marcou gol de cabeça durante amistoso da equipe francesa contra o Nice. O time da capital do país venceu o duelo por 2 a 1.

Mas quando o assunto são defensores brasileiros, nem todos tiveram sucesso durante esta semana. Alex estreou pelo Milan depois de ser vendido pelo PSG e seu início não foi nada animador. Duas derrotas e oito gols sofridos. Em Portugal, César, recém-chegado da Ponte Preta, marcou contra e perdeu a chance de levantar sua primeira taça pelo Benfica, mesmo que tenha sido apenas um torneio amistoso. Na mesma partida, Anderson Talisca deixou o gramado do Estádio da Luz sob aplausos.

Na Itália, Felipe Anderson viu sua atuação contra o Perugia ser rotulada como "show" pela imprensa italiana. Na China, Elkeson segue fazendo um gol atrás do outro, coisa que outro atacante tenta fazer na próxima temporada. O jovem Lucas Piazón vai ter a chance de demonstrar seu talento e "faro de gol" no Campeonato Alemão, enquanto Robinho e Anderson ainda não sabem para onde vão.

Melhores da semana
  • REUTERS/Miguel Vidal
    Luiz Adriano - Shakhtar Donetsk
    Em meio ao caos político-militar que atravessa a Ucrânia, o atacante ex-Internacional voltou ao clube de Donetsk após a "ameaça" de jogadores brasileiros de deixarem o clube e ainda balançou as redes contra o Metalurh Zaporizhya na vitória por 2 a 0 do clube pela estreia do Campeonato Ucraniano. Foto: REUTERS/Miguel Vidal
  • AFP PHOTO/KENZO TRIBOUILLARD
    Marquinhos - PSG
    Um dos zagueiros mais cobiçados do momento, a revelação corintiana anotou mais um gol com a camisa do Paris Saint-Germain. O jogador de 20 anos de idade aproveitou vacilo da defesa do Nice após cobrança de escanteio e escorou para as redes durante partida amistosa entre as equipes francesas. Foto: AFP PHOTO/KENZO TRIBOUILLARD
  • EFE/Tolga Bozoglu
    Felipe Anderson - Lazio
    O meia revelado pelo Santos deixou a torcida da Lazio animada após a exibição no amistoso contra o Perugia. O jogador de 21 anos de idade esbanjou categoria em campo e ainda deixou o seu gol na vitória por 3 a 0 do clube da capital italiana. Foto: EFE/Tolga Bozoglu
  • Divulgação/Guangzhou Evergrande
    Elkeson - Guangzhou Evergrande
    Desde a saída de Conca, o atacante revelado pelo Vitória assumiu o papel de principal jogador da equipe chinesa. Mesmo com a chegada dos italianos Diamanti e Gilardino ao time, o jogador maranhense não perdeu seu posto de goleador e fez mais um, desta vez na vitória por 1 a 0 sobre o Henan. É o artilheiro do Campeonato Chinês. Foto: Divulgação/Guangzhou Evergrande
Piores da semana

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos