Neymar vai mal no clássico, mas brasileiros marcam golaços pelo mundo

Do UOL, em São Paulo

  • Alex Caparros/Getty Images

    Neymar se estranha com Gareth Bale; brasileiro não foi bem no clássico contra o Real Madrid

    Neymar se estranha com Gareth Bale; brasileiro não foi bem no clássico contra o Real Madrid

A semana foi boa para os brasileiros coadjuvantes que estão tentando a sorte no mundo da bola. Enquanto figurões como Neymar, Miranda e Kaká sofreram, jogadores menos badalados como Carlos Eduardo, do Nice, Raffael, do Borussia Moenchengladbach, e Eder, da Sampdoria, fizeram gols e se destacaram.

Veja, a seguir, o resumo dos brasileiros pelo mundo:

Em alta

Carlos Eduardo

O brasileiro do Nice fez um dos gols mais bonitos da rodada europeia. Foi no sábado, na partida contra o vice-líder Lyon, fora de casa. Ex-zagueiro do Fluminense, ele aproveitou uma bola mal afastado e mandou de bicicleta no gol adversário, abrindo o placar para a sua equipe, que venceria a partida por 2 a 1.

Daniel Alves

O veterano lateral, que não vem fazendo uma grande temporada, foi importante para o Barcelona no clássico contra o Real Madrid. Depois de começar mal o jogo, sofrendo no duelo com Marcelo, ele ajudou Suárez a decidir para os catalães com um lançamento preciso que deixou o uruguaio em condições de fazer 2 a 1 para o time da casa no Camp Nou.

Eder

Carlo Baroncini/AP
Revelado pelo Criciúma, o atacante está na Itália desde 2005. Neste domingo, ele foi decisivo na vitória da Sampdoria sobre a Inter de Milão. Em uma cobrança de falta ensaiada, ele mandou uma pancada no ângulo do goleiro, garantindo à sua equipe a quarta colocação do Campeonato Italiano, importante na luta por uma vaga na Liga Europa do próximo ano.

Gabriel Paulista

Reuters / John Sibley
O jovem zagueiro do Arsenal teve uma surpresa e tanto na última sexta, quando a CBF anunciou o corte de três jogadores e incluiu o seu nome na lista para os amistosos da seleção contra França e Chile, na próxima semana. Foi a primeira convocação do jogador, que foi revelado pelo Vitória e chegou ao clube inglês no começo de 2015.

Raffael
Até tu, Neuer? Melhor goleiro da Copa toma 'frangaço' de meia brasileiro

Outro brasileiro que construiu sua carreira na Europa, Raffael está no Borussia Moenchengladbach desde 2013 e foi a estrela da grande surpresa da rodada do Alemão. Contra o poderoso Bayern de Munique, fora de casa, ele fez dois gols e garantiu a vitória da sua equipe. No segundo gol, inclusive, contou com uma rara falha do goleiro Neuer, que não encaixou um chute fraco de fora da área.

Em baixa

Neymar

O ex-santista teve uma semana difícil. Na última quarta, contra o Manchester City, perdeu gols em sequência no jogo que carimbou a vaga do Barça nas quartas da Liga. No último domingo, ele voltou a pecar nas finalizações, desta vez contra o Real Madrid. Foram três chances claras desperdiçadas no Superclássico, uma delas dentro da pequena área, segundos antes de Cristiano Ronaldo empatar o jogo.

Miranda

O zagueiro da seleção foi punido com dois jogos de gancho por uma cotovelada que deu em Abraham, do Espanyol, no empate por 0 a 0 da rodada passada (veja no vídeo acima). A punição foi definida pelo Comitê de Competições da Federação Espanhola e tirou Miranda do jogo deste fim de semana. Seu substituto, Gimenez, foi destaque da partida ao cortar um chute com uma cabeçada no chão.

David Luiz, Marquinhos e Tardelli

Matt Dunham/Reuters
O trio sofre com lesões e soube, na última sexta, que estará fora dos amistosos contra França e Chile, que serão disputados nos próximos dias. David Luiz e Marquinhos, ambos do PSG, têm lesões musculares. Já Tardelli está com uma lesão no ligamento do joelho e perderá a chance de mostrar serviço a Dunga mesmo atuando na China, abrindo espaço para a concorrência.

Luisão

REUTERS/Ina Fassbender
O ex-cruzeirense foi protagonista na derrota do Benfica por 2 a 1 para o Rio Ave, fora de casa, que quebrou uma sequência invicta de oito jogos do time de Lisboa. Luisão foi expulso nos minutos finais, quando seu time era pressionado, e viu os rivais virarem o jogo nos acréscimos já do vestiário, depois de ver o cartão vermelho.

Kaká

Alex Menendez / AFP
O melhor do mundo de 2007 não foi especialmente mal, mas não conseguiu decidir para o Orlando City diante de sua torcida, contra o Vancouver Whitecaps. Mais tímido que em outros jogos, ele parou na limitação da sua própria equipe e foi derrotado pela primeira vez desde que chegou aos EUA, com um gol nos acréscimos do time rival. 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos