Regulamento Campeonato Alagoano 2012

O Campeonato Alagoano 2012 será disputado em duas fases. Na primeira, as dez equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. Classificam-se para a fase seguinte, semifinal, as quatro melhores classificadas.

Se ao término da Primeira Fase, duas ou mais equipes terminarem empatadas, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) Maior número de vitórias;
b) melhor saldo de gols;
c) vantagem no confronto direto, (quando o empate ocorrer apenas entre duas equipes);
d) maior número de gols marcados;
e) menor número de gols sofridos;
f) sorteio.

As semifinais serão disputadas em mata-mata com ida e volta: o 1º colocado enfrenta o 4º colocado, e o 2º joga contra o 3º. Os times de melhor campanha fazem o segundo jogo como mandante. Os vencedores das semifinais realizam dois jogos para definirem o campeão da segunda fase. Se houver empate no número de pontos e saldo de gols nas partidas semifinais, serão obedecidos os seguintes critérios: prorrogação e disputa de pênaltis

Na final, a equipe que tiver feito a melhor campanha nas fases anteriores, realiza o segundo jogo em casa. Se houver igualdade de pontos na decisão, os critérios de desempate serão: prorrogação e disputa de pênaltis. O campeão do primeiro turno garante vaga na final do campeonato.

O segundo turno segue o mesmo modelo do primeiro só que com o mando dos jogos da fase de classificação invertidos. Caso a mesma equipe que venceu o primeiro turno, vença o segundo, ela automaticamente será declarada campeã alagoana. Se houver um campeão diferente em cada turno, o título será decidido em duas partidas com mando de campo sendo definido por sorteio, sagrando-se campeã a equipe que somar mais pontos após os dois jogos.

Se houver empate de pontos após a série de dois jogos, serão obedecidos os seguintes critérios: prorrogação e cobrança de pênaltis.

As duas piores equipes, somadas as duas fases, caem para a segunda divisão em 2013.