Topo

Borussia vai bem, tem jogador expulso, suporta pressão e bate Werder fora de casa

Ivan Perisic comemora seu gol na vitória do Dortmund por 2 a 0 sobre o Werder Bremen - Oliver Hardt/AFP
Ivan Perisic comemora seu gol na vitória do Dortmund por 2 a 0 sobre o Werder Bremen Imagem: Oliver Hardt/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/10/2011 17h27

Mesmo jogando em casa, com o apoio da torcida e com um a mais por quase todo o segundo tempo, o Werder Bremen não foi páreo para o Borussia Dortmund, e acabou perdendo por 2 a 0. A partida que abriu a 9ª rodada do campeonato alemão aconteceu no Weserstadion, em Bremen, nesta sexta-feira às 15h30. Com a vitória, o Borussia sobe 4 posições e assume provisoriamente a segunda colocação do campeonato, enquanto o Werder sai da vice-liderança para o quarto lugar. O restante dos jogos acontecerá no fim de semana, com destaque para o líder Bayern de Munique, que joga em casa contra o Hertha Berlim, que é apenas o décimo.

A partida começou muito corrida e disputada no meio campo. O Borussia Dortmund, mesmo jogando fora de casa, começou um pouco melhor e controlava mais o jogo. Mas a partir dos 25 minutos, o Werder melhorou e passou a ter boas chances de abrir o marcador. Na melhor delas, aos 29, o peruano Pizarro, acertou um belo chute de dentro da área e a bola só não entrou porque o zagueiro do Borussia conseguiu desviá-la no último instante.

Apesar da insistência do Werder, quem abriu o placar foi o Borussia, com o croata Ivan Perisic. Após um chutão, a zaga foi pega desarrumada. O ataque do Borussia foi rápido, tocou a bola até chegar ao croata, que pedalou e acertou um potente chute para abri o marcador.

Na volta do intervalo, Perisic estragou sua boa ação do primeiro tempo. O jogador, que já tinha cartão amarelo, deu uma entrada duríssima em Sokratis e foi corretamente expulso. A partir daí foi só pressão do time da casa. Aos 12 do segundo tempo, o Werder teve um gol bem anulado por impedimento. Aos 21, outro grande lance que terminou com uma finalização na trave.

Depois de tanto pressionar, o Werder Bremen foi punido pelas más finalizações e acabou sofrendo o segundo gol. Num contra-ataque rápido o Borussia conseguiu um escanteio. Dessa cobrança, surgiu um bate- rebate e a bola sobrou para o zagueiro nigeriano Owomoyela, que só empurrou para o gol.

Na próxima rodada, o Werder visita o vice-lanterna Augsburg, enquanto o Borussia recebe o Colônia, que está na décima segunda colocação.