Topo

Borussia Dortmund goleia o Wolfsburg e chega à vice-liderança; Pizarro salva o Bremen em casa

Kagawa e Gotze comandaram o show do Dortmund sobre o Wolfsburg - Marius Becker/EFE
Kagawa e Gotze comandaram o show do Dortmund sobre o Wolfsburg Imagem: Marius Becker/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/11/2011 14h21

Jogando em casa, o Borussia Dortmund não teve dificuldade para vencer neste sábado (05) o Wolfsburg por 5 a 1 - gols de Gotze (duas vezes), Kagawa, Bender e Lewandowski, Hleb descontou para os visitantes - chegando à vice-liderança com 23 pontos. Agora a dois pontos do topo da tabela, o atual campeão alemão torce por um tropeço do rival Bayern de Munique, que neste domingo fecha a 12ª rodada jogando fora de casa contra o Augsburg. Já o Wolfsburg, com os mesmos 13 pontos, segue na 12ª posição.

Apoiado pelos torcedores que mais uma vez lotaram o Signal Iduna Park, o time da casa desde o início dominou a partida, mantendo a posse de bola e não dando chances para o contra-ataque. Mesmo assim, a primeira boa chance foi dos visitantes com o zagueiro brasileiro Chris, que de frente para o gol, cabeceou em cima do goleiro Weidenfeller.

Aos 12 minutos o Dortmund abriu o placar. Após boa troca de passes na entrada da área, Kagawa deixou de calcanhar para Mario Gotze, que pela direita invadiu a área e chutou cruzado, no canto direito do goleiro Benaglio.

O gol deu tranquilidade ao time da casa que com Grobkreutz, Kagawa e Gotze sempre chegava com perigo ao gol adversário. Em uma das melhores oportunidades, Schmelzer, de fora da área chutou de primeira bola rebatida pela zaga exigindo sensacional defesa de Benaglio.

Aos 44 minutos do primeiro tempo, Kagawa aumentou o placar. Na base do contra-ataque, Lewandowki tocou para Kagawa que de frente para o gol, apenas tocou no canto do goleiro garantindo seu terceiro gol no campeonato.

No segundo tempo, o Wolfsburg até que tentou reagir. Logo aos 14 minutos, Schafer na direita tocou para Hleb, livre na grande área, chutar cruzado diminuindo o placar. Contudo a esperança do time verde durou pouco. No ataque seguinte, após cobrança de escanteio de Gotze, Bender desvia de cabeça, fazendo o terceiro do time casa. Lewandowkski, após outra assistência de Kagawa e Gotze fecharam o placar.

Na próxima rodada o Borussia enfrenta fora de casa o líder Bayern de Munique, no grande jogo da 13ª rodada. Já o Wolfsburg tenta em casa se reabilitar no campeonato contra o Hannover.

Claudio Pizarro marca três e evita derrota do Werder Bremen

Jogando em casa, o Werder Bremen quase foi surpreendido pelo Colônia. Após terminar o primeiro tempo perdendo por 2 a 0 o time da casa conseguiu a virada com três gols do peruano Claudio Pizarro, vice-artilheiro do campeonato com 11 gols. Também com 23 pontos, o time de Bremen é o terceiro colocado. Outro time que chegou aos 23 pontos foi o Borussia Monchengladbach que fora de casa venceu o Hertha Berlim por 2 a 1 - dois gols de Reus.

Nos outros jogos da rodada, o Freiburg venceu fora de casa o Nurenberg por 2 a 1 e o Hoffenheim e o Kaiserslautern empataram em 1 a 1.