Topo

No duelo dos Borussias, Dortmund e Mgladbach ficam no empate; Bayern assume liderança

Lewandowski (esq.) comemora com Hummels seu gol no empate de 1 a 1 entre Dortmund e Mgladbach - Roland Weihrauch/EFE
Lewandowski (esq.) comemora com Hummels seu gol no empate de 1 a 1 entre Dortmund e Mgladbach Imagem: Roland Weihrauch/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/12/2011 14h22

Borussia Dortmund e Borussia Monchengladbach fizeram neste sábado, em Monchengladbach o confronto do líder e vide-líder do Alemão. E numa partida equilibrada, os time empataram por 1 a 1 e viram o Bayern ultrapassá-los. Lewandowski para o Dortmund e Hanke para o Mgladbach marcaram. Ambas equipes somam agora 30 pontos.

O Dortmund, que mais uma vez contou com o brasileiro Felipe Santana entre os titulares, começou com tudo. Logo aos 20 segundos, Gotze recebeu lançamento, invadiu a área e na hora do chute foi desarmado por Daems. Sem seu artilheiro Reus, o Mgladbach apostou num ataque formado por Hanke e Bobadilla. Aos seis minutos, Bobadilla teve sua primeira chance ao invadir a área e tentar encobrir o goleiro. Contudo, em cima da linha a defesa afastou.

Kagawa e Gotze, novamente em boa jornada, dominavam o meio campo impedindo que o time da casa armasse jogadas. Aos 16 minutos, Lewandowski surgiu livre no lado esquerdo da grande área, driblou o goleiro Ter Stegen e cruzou rasteiro, para ninguém.

Aos poucos o Mgladbach conseguiu cadenciar o jogo, diminuindo o ritmo da partida e tirando a principal arma do Dortmund que eram as investidas em velocidade. E no momento de maior equilíbrio da partida, o time visitante abriu o placar em bola parada. Gotze cobrou escanteio e Lewandowski subiu mais que a zaga abrindo o placar. Foi o 11º gol do polonês na Bundesliga.

No segundo tempo, o time da casa, apoiado pela torcida que lotou o Borussia Park pressionou bastante mas finalizou mal. O Dortmund fechado, conseguia segurar a pressão. Mas aos 26 minutos, Bobadilla acionou Hanke, no meio do campo. O atacante de fora da área acertou um belo chute no canto direito do goleiro empatando a partida.

Aos 30 minutos, o Dortmund quase desempatou. Dentro da área, Kagawa tocou de calcanhar para Gotze, de frente para o gol. O jovem alemão chutou rasteiro mas o goleiro Ter Stegen conseguiu fazer a defesa. Pouco depois a dupla foi substituída por Kuba e Lucas Barrios.

O jogo ficou aberto e os dois times foram em busca do resultado. Perto dos acréscimos, Lucas Barrios quase fez o gol da vitória mas o paraguaio dominou mal a bola e o zagueiro brasileiro Dante afastou o perigo garantindo o empate.

Bayern goleia Werder Bremen e assume liderança

Em outra partida de líderes da rodada, Bayern, terceiro colocado e Werder Bremen, quarto colocado, se enfrentaram em Munique com o time da casa vencendo por 4 a 1. Ribery e Robben com dois gols cada foram os destaques da partida. Com o resultado o time de Munique assumiu a liderança com 31 pontos. O Werder segue com 26 pontos na quarta posição.

O primeiro gol da partida foi marcado aos 16 minutos. Alaba tocou para Ribery no meio. O atacante limpou a zaga e com um chute forte no canto abriu o placar. No segundo tempo o Bremen empatou aos seis minutos com Rosemberg. Mas Robben, que entrou no segundo tempo, desempatou a partida aos 24 minutos em pênalti sofrido por Mario Gomez. Ribery, após passe de Gomez e Robben, novamente de pênalti, fecharam o placar.

Nas demais partidas, somente empates: Kaiserslautern 1x1 Hertha Berlin, Freiburg 1x1 Hannover 96, Wolfsburg 2x2 Colônia.