Topo

Artilheiro mascarado marca, Schalke vence e empata com Bayern na liderança do Alemão

Huntelaar (de máscara) marcou na vitória do Schalke e assumiu a ponta na artilharia - AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL
Huntelaar (de máscara) marcou na vitória do Schalke e assumiu a ponta na artilharia Imagem: AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/12/2011 19h22

O Schalke 04 derrotou o Hertha Berlim por 2 a 1, no estádio Olímpico,  e empatou em número de pontos com o Bayern de Munique na liderança do Campeonato Alemão, com 31. Em jogo que abriu a 16ª rodada, a equipe ainda viu o atacante Huntelaar marcar seu 14º gol e assumir a artilharia do torneio. Com a máscara de proteção, que usa desde que fraturou o nariz no início de novembro, o holandês desempatou provisoriamente a disputa com Mario Gomez, que tem 13.

 A equipe da Baviera, no entanto, tem vantagem no saldo de gols e pode retomar a dianteira isolada no domingo, quando enfrenta o Stuttgart.

O início da partida foi morno e as equipes apostaram nos cruzamentos para chegar ao gol. A marcação forte, somada à falta de objetividade dos meias ofensivos, impedia que jogadas de perigo fossem criadas e os goleiros sequer tocavam na bola. E foi em lance aéreo que o Schalke abriu o placar. Aos 19min, Fuchs cruzou da esquerda e a zaga do Hertha afastou mal. A bola sobrou para Huntelaar, livre, que chutou forte na saída do goleiro.

O gol de empate do Hertha não demorou a sair e também veio pelo alto. Raffael cobrou escanteio, pela esquerda, no primeiro pau. O colombiano Adrian Ramos subiu, entre dois marcadores, e mandou de cabeça para o fundo das redes.  Este foi o 6º passe para gol do brasileiro no torneio, um dos líderes no fundamento.

O jogo ficou movimentado e o festival de bolas alçadas na área continuou, mas o Schalke retomou a frente com um chute de longe. Pukki recebeu passe de Raul na entrada da área, cortou para o pé direito e bateu colocado no ângulo esquerdo do Hertha, aos 43min.

Para a segunda etapa, o time da casa voltou melhor e trabalhava a bola com velocidade no campo ofensivo. Enquanto isso, Schalke adotou uma postura passiva e ficou na defensiva. No contra-ataque, o time de Gelsenkirchen quase ampliou aos 14min. Fuchs lançou da esquerda e Huntelaar, em velocidade, bateu de primeira no canto inferior esquerdo, obrigando Kraft a fazer difícil defesa.

Sem desanimar, o Hertha continuou insistindo, mas o Schalke se segurou e deu poucas chances para o adversário empatar. O brasileiro Ronny ainda entrou aos 35min para dar nova cara ao meio campo. A mudança não surtiu efeito e o rendimento da equipe caiu progressivamente. Aos 40min, Soldado desperdiçou uma chance incrível de ampliar e chutou para fora após receber passe de Fuchs dentro da área.