Topo

Robben perde pênalti, Borussia vence 'final' e fica perto do bicampeonato

Jogadores do Borussia Dortmund comemoram gol diante do Bayern de Munique - AP Photo/Massimo Pinca
Jogadores do Borussia Dortmund comemoram gol diante do Bayern de Munique Imagem: AP Photo/Massimo Pinca

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 16h54

O Campeonato Alemão, assim como o brasileiro, não tem final. Mas nesta quarta-feira, Borussia Dortmund e Bayern de Munique fizeram uma partida que pode decidir o rumo do torneio. Líder, o Borussia venceu por 1 a 0 o rival de Munique e abriu seis pontos na tabela de classificação. O gol da partida foi marcado por Lewandowski, em uma mistura de oportunismo e sorte. O holandês Robben teve a chance de marcar aos 40 do segundo tempo, sofreu pênalti, mas bateu mal para a defesa de Weindenfeller.

Com a vitória, o Borussia chega aos 69 pontos, enquanto o rival fica com 63 pontos a quatro rodadas do fim. (veja tabela)

QUEM PEGA QUEM?

BORUSSIABAYERN
Schalke 04 (f)Mainz 05 (c)
B. Mgladbach (c)Werder (f)
Kaiserslautern (f)Stuttgart (c)
Freiburg (c)Colônia (f)
  • (f) jogos como visitante
  • (c) jogos como mandante

Antes da partida, o clima de final no estádio Signal Iduna Park já demonstrava o que aconteceria dentro de campo. Muita vontade, vibração e correria de ambos os lados. O início da partida foi eletrizante e as duas equipes tiveram chances de inaugurar o marcador.

O Borussia chegou com Kuba duas vezes. Na primeira, ele tirou demais do goleiro Neuer e mandou para fora. Na outra oportunidade, ele recebeu passe de Lewandowski e só não marcou porque o goleiro da seleção alemã fez uma espetacular defesa com o pé esquerdo.

Enquanto o Borussia apostava em Kagawa, a arma do Bayern era o francês Ribery. Sempre pela ponta esquerda, ele era a válvula de escape do time e principal organizador dos contra ataques. Em uma das arrancadas, ele iniciou boa jogada que terminou em Kroos. O camisa 39 recebeu, cortou para a esquerda e chutou rente a trave de Weindenfeller.

Sabedores da importância da partida, os dois times não diminuiram o ritmo na primeira etapa, mas pecavam no último passe. A chance mais clara de gol foi do time da casa, quando Neuer não pode fazer nada e contou com a ajuda da trave na cabeçada de Lewandowski. Na jogada, o brasileiro Luiz Gustavo deu um susto na torcida, saiu de maca, mas retornou ao campo.

BLOG DA REDAÇÃO

"Decisão" do Alemão tem bananas atiradas em goleiro e cornetada de zagueiro sobre Robben.
VEJA OS VÍDEOS

Na volta do intervalo, o Bayern voltou melhor. Mesmo com a primeira jogada de perigo sendo do japonês Kagawa, foi o time de Munique quem assustou mais. Ribery continuava a incomodar e quase marcou aos 15. Robben, até então sumido, também passou a aparecer com mais frequência, dando trabalho para Schmelzer.

Quando os visitantes eram melhores, o Borussia chegou ao gol em um lance de sorte e oportunismo de seu artilheiro. Lewandowski aproveitou o chute de fora da área e em posição legal mandou para a rede com um leve desvio de letra. A bola entrou mansamente no canto direito de Neuer, que desta vez nada pode fazer.

O Bayern precisava do resultado e foi para cima. A chance do empate veio com o holandês Robben. Ele sofreu pênalti de Weindenfeller, mas bateu mal e o goleiro alemão caiu para a firme defesa. O atacante ainda levou uma bronca do zagueiro Subotic, ignorado por um envergonhando Robben. No final, o camisa 10 teve tempo de desperdiçar uma chance embaixo do gol e jogou fora as chances do Bayern no jogo e, quem sabe, no campeonato.

SCHALKE TROPEÇA NO NUREMBERG E LEVERKUSEN ENTRA SOBE PARA 6º

O Schalke 04 (foto), terceiro colocado, perdeu por 4 a 1 para o Nuremberg, 13º e ameçado pelo rebaixamento. O Hoffenhein também goleou e marcou 4 a 0 no Hamburgo, enquanto o Bayer Leverkusen venceu o lanterna Kaiserslautern por 3 a 1. Com a vitória, o time de Renato Augusto entra na zona de classificação da Liga Europa. Complentando a rodada o Hannover venceu por 2 a 0 o Wolfsburg.