Topo

Com casa cheia, Borussia Dortmund vence e conquista o bi na Alemanha

Perisic abriu o caminho para a vitória do Borussia Dortmund, bicampeão alemão - Thomas Lohnes/AP
Perisic abriu o caminho para a vitória do Borussia Dortmund, bicampeão alemão Imagem: Thomas Lohnes/AP

Do UOL, em São Paulo

21/04/2012 15h20

Com duas rodadas de antecedência, o Borussia Dortmund comemorou a conquista do bicampeonato alemão. Neste sábado, pela 32ª rodada da Bundesliga, a equipe recebeu o Borussia Mönchengladbach e ganhou por 2 a 0, para delírio da torcida que lotou o estádio Signal Iduna Park.

Com a vitória, o Borussia Dortmund chegou aos 75 pontos. A duas rodadas do fim do Campeonato Alemão, a equipe não tem mais como ser alcançada pelo vice-líder Bayern de Munique, que pode chegar no máximo aos 73 pontos.

Este foi o oitavo título alemão conquistado pelo Borussia Dortmund, que se isola como o terceiro maior vencedor do torneio na história, deixando para trás seu rival Schalke 04. Na frente do time na lista de campeões, aparecem Bayern de Munique (22) e Nuremberg (9).



Com uma bela festa nas arquibancadas, o Borussia Dortmund correspondeu à expectativa de sua torcida. Desde o início, a equipe não deu espaço para o Borussia Mönchengladbach e criou boas chances para marcar. O placar foi aberto aos 23min: Schmelzer cobrou falta da direita, Perisic cabeceou e o goleiro Stegen não conseguiu pegar.

Em uma de suas poucas subidas ao ataque, o Borussia Mönchengladbach chegou a balançar as redes aos 33min, mas o lance foi anulado – a arbitragem marcou impedimento.

Na segunda etapa, o Borussia Dortmund continuou melhor e ampliou a vantagem aos 13min. Kagawa recebeu bom passe de Lewandowski e chutou cruzado para fazer o segundo, levando os torcedores à loucura.

BRASILEIRO MARCA A FAVOR E CONTRA, BAYERN VIRA, MAS VÊ RIVAL FESTEJAR

Por muito pouco o Borussia Dortmund não comemorou a conquista do bi alemão sem nem mesmo entrar em campo. Poucas horas antes, o Bayern de Munique visitou o Werder Bremen com a obrigação de vencer se quisesse manter as chances de levantar a taça. Parecia que tudo daria errado para o clube bávaro. No segundo tempo, Naldo abriu o placar para o Werder Bremen. O zagueiro brasileiro, porém, também deu uma de vilão e fez um gol contra. Quando o empate parecia selado, Franck Ribéry fez o gol da virada nos acréscimos e definiu a vitória do Bayern por 2 a 1. Restava ‘secar’ o Borussia Dortmund, mas não deu certo.