Topo

Borussia Dortmund abre temporada do Alemão com vitória suada sobre Werder Bremen

Marco Reus foi o destaque da vitória do Dortmund por 2 a 1 sobre o Werder Bremen - Patrik Stollarz/AFP
Marco Reus foi o destaque da vitória do Dortmund por 2 a 1 sobre o Werder Bremen Imagem: Patrik Stollarz/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/08/2012 17h35

O Borussia Dortmund estreou bem na temporada 2012/2013 do Campeonato Alemão. Vindo de uma derrota na Supercopa da Alemanha para o Bayern de Munique, o atual campeão alemão dominou a partida contra o rival Werder Bremen, vencendo por 2 a 1. O estreante Marco Reus abriu o placar aos dez minutos do primeiro tempo, com o empate do Bremen anotado por Theodor Gebre Selassie, aos 30 da segunda etapa. Mario Gotze deu números finais ao confronto, aos 40 minutos.

O bicampeão da Bundesliga continua desempenhando um futebol parecido com o da última temporada, quando levantou a taça sem perder jogos no segundo turno, mas sem tanta efetividade. No entanto, mesmo após perder o meia japonês Shinji Kagawa para o Manchester United-ING, o novo reforço da equipe, Marco Reus, assumiu a batuta do time e foi o destaque ofensivo da partida até a metade da segunda etapa.

O atleta da seleção alemã, contratado junto ao Borussia Monchengladbach após o final da última temporada, caiu como uma luva no meio de campo do time amarelo e preto, e levantou a torcida presente no estádio Westfalen com bons dribles e passes certeiros para os companheiros de equipe. No entanto, a equipe permitiu demais o jogo do rival, quase sofrendo o empate por 2 a 2 poucos instantes após marcar o gol da vitoria.

O jogo - Com domínio do Borussia nos primeiros instantes de jogo, o primeiro gol da partida foi marcado logo aos dez minutos. O polonês Jakub Blaszczykowski fez jogada pela direita e lançou Reus. O zagueiro Sokratis Papastathopoulos poderia ter cortado o passe facilmente, mas falhou e deixou a bola passar para o novo camisa 11 do Dortmund, que chutou rasteiro da entrada da área, abrindo o placar.

O gol fez o Werder Bremen acordar, pelo menos nos instantes imediatos ao gol. Após se recompor, a equipe teve grande oportunidade de gol aos 18 minutos, quando o holandês Eliero Elia recebeu livre na entrada da área, mas chutou em cima do goleiro Weidenfeller, perdendo lance incrível.

Nos minutos subsequentes o que se viu foi um grande domínio do Dortmund, a exemplo do que a equipe fez com os rivais durante o campeonato da temporada passada. Com grande ofensividade inclusive dos zagueiros Hummels e Subotic, o time encurralou o rival na primeira etapa e no início do segundo tempo com facilidade, sofrendo apenas ataques esporádicos e sem perigo.

Apesar disso, mesmo com a pressão do Dortmund para ampliar o placar em boa parte do segundo tempo, foi o Werder Bremen quem conseguiu balançar as redes. Aos 30 minutos, a zaga do time da casa marcou mal o meia Junuzovic, que teve liberdade para cruzar na área. O lateral Theodor Gebre Selassie, tcheco de origem etíope, subiu no meio dos zagueiros e cabeceou para empatar o marcador.

O Dortmund sentiu o gol, mas de um lado bom. A equipe avançou ainda mais sobre o rival a quem pressionara durante toda a partida, e voltou a liderar o marcador cinco minutos depois do empate. Em jogada rápida pela meia-esquerda, Reus toca para Lewandowski, que passa rápido para Gotze. O jovem meia, que quase foi para o Chelsea, chutou rasteiro da entrada da área e marcou o segundo gol do Dortmund.

Após o gol do Borussia, o Werder Bremen ainda teve uma nova chance de empatar a partida. Kevin de Bruyne avançou em velocidade pela direita e cruzou na área para Arnautovic, que só conseguiu arrematar a bola com o joelho. A bola passou próxima da trave de Weidenfeller, que só olhou. Foi a última chance de empate que teve o time visitante.