Topo

Guardiola fala em 'presente' por assumir o Bayern e arrisca alemão

Das agências internacionais

Em Munique (Alemanha)

24/06/2013 08h32

Josep Guardiola foi apresentado oficialmente pelo Bayern de Munique nesta segunda-feira. O treinador assumiu o comando do clube alemão e disse “ser um presente” ter a chance de trabalhar no clube, que conquistou a ‘tríplice coroa’ na última temporada – ganhou a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha.

“Para mim, é um presente estar aqui. É uma oportunidade que me deram. Escolhi o Bayern por seus jogadores e sua história, que torna o clube especial. É uma honra quando você é chamado pelo Bayern, por isso decidi vir para cá”, afirmou Guardiola, que acertou contrato de três temporadas com o clube.

Na entrevista coletiva, o treinador surpreendeu ao falar em alemão e até pediu desculpas por eventuais erros. “Vivi um ano em Nova York e lá não é o melhor lugar para aprender o idioma. Espero melhorar meus conhecimentos durante o período no qual ficarei aqui”, brincou.

Guardiola tirou um ‘ano sabático’ após comandar o Barcelona em um dos períodos mais vitoriosos da história do clube. O técnico treinou a equipe catalã entre 2008 e 2012, levando-a à conquista de 14 títulos.

Em uma entrevista coletiva concorrida, da qual participaram cerca de 250 jornalistas, Guardiola falou sobre sua experiência no Barcelona e a expectativa no novo clube. “Minha época no Barcelona foi maravilhosa, mas precisava de um novo desafio e o Bayern de Munique me ofereceu esta possibilidade. Estou pronto para dar o máximo de mim. Tomara que seja uma época de orgulho para todos”, comentou.

O treinador sucede Jupp Heynckes e disse não temer as cobranças para manter o Bayern no topo após a excelente temporada do clube. “Preciso ter a capacidade de conviver com isto. Estou sob pressão, claro. Sei disso e aceito o desafio sem temê-lo. Quando você é técnico do Bayern, sempre há pressão para jogar bem”, completou.