Topo

Dortmund erra o alvo, perde para primo pobre e pode ficar sem liderança

Lewandowski cai na disputa de bola no jogo entre Borussia Dortmund e M"Gladbach - Martin Meissner / AP
Lewandowski cai na disputa de bola no jogo entre Borussia Dortmund e M'Gladbach Imagem: Martin Meissner / AP

Do UOL, em São Paulo

05/10/2013 12h23

O Borussia Dortmund pressionou o tempo todo, mas pedeu para o Borussia M'Gladbach por 2 a 0 neste sábado, pela oitava rodada do Campeonato Alemão. O time da Muralha Amarela pressionou o rival, teve muitas oportunidades, não conseguiu balançar as redes e sofreu um gol de pênalti que pode custar a liderança da equipe, que tem 19 pontos, a mesma quantidade do Bayern de Munique, que jogará 13h30 (de Brasília) contra o Bayer Leverkusen.

A diferença de chutes a gol na partida foi brutal: 27 para a equipe amarela contra apenas seis do M'Gladbach, número de finalizações igual ao do volante Nuri Sahin, principal jogador neste fundamento ao lado de Reus.

Mesmo contando com o artilheiro Robert Lewandoskwi, que marcou seis gols na Bundesliga, o sistema ofensivo do BVB que já marcou 21 gols na competição - é o melhor ataque com sete de vantagem para o segundo neste quesito - falhou em todas as tentativas de vazar o promissor arqueiro Marc-André ter Stegen.

Para piorar a situação da equipe, aos 36 minutos do segundo tempo, quando Max Kruse arrancou e obrigou o zagueiro Hummels a cometer pênalti. O próprio camisa 10 cobrou e marcou para a equipe anfitriã. E se a pressão foi grande durante todo o jogo, se tornou ainda mais intensa no final da partida, quando o brasileiro Raffael aproveitou-se de um contra ataque para fazer o segundo e dar números finais ao jogo.

No outro jogo do dia, o Schalke 04 atropelou o Augsburg por 4 a 1, com dois gols do húngaro Szalai, um de Max Meyer e outro de Kevin Prince Boateng. Esta vitória alavancou os Azuis Reais, que tiveram um começo de campeonato muito ruim, para a nona colocação na tabela com 11 pontos.

Com os brasileiros Diego e Luiz Gustavo em campo, o Wolfsburg perdeu para o Braunschweig por 2 a 0 - gols de Bellarabi e Kumbela. Este placar manteve os Lobos com nove pontos e uma campanha bastante irregular (com três vitórias e quatro derrotas) no Alemão.