Topo

Lewandowski marca e decide clássico a favor do Bayern contra o Borussia

Do UOL, em São Paulo

04/04/2015 15h27

O Borussia Dortmund em recuperação recebeu um Bayern de Munique vindo de derrota, mas com liderança folgada no Campeonato Alemão. A partida foi equilibrada e sem grandes chances para os atacantes. Quem decidiu o jogo foi Robert Lewandowski com um gol aos 35 minutos da etapa inicial.

Foi a primeira vez que ele balançou as redes contra o ex-time e não comemorou em respeito ao clube e aos torcedores. Com a a vitória a equipe de Guardiola manteve a vantagem de 10 pontos sobre o Wolfsburg. O Borussia permaneceu na 10ª posição e fora da zona de classificação para Liga Europa.

A nota triste ficou por conta dos torcedores do Borussia Dortmund que atiraram bananas no goleiro Neuer no começo do segundo tempo. Foi a terceira vez que isto aconteceu, sendo uma repetição do ocorrido em abril de 2012 e novembro de 2013. Como das outras vezes, o goleiro do Bayern de Munique tentou ignorar a provocação.

A animosidade da torcida do Borussia em relação a Neuer tem origem no Schalke 04, grande rival da equipe e onde Neuer se projetou. A explicação mais comum para a origem da provocação remete ao goleiro Oliver Kahn, que defendeu o Bayern de Munique e tinha o apelido de Apeman (homem-macaco). Por vestir a mesma camisa, Neuer recebe o mesmo tratamento.
 

Fases do jogo: O Borussia escolheu não dar espaço para o líder do Campeonato Alemão e começou a partida pressionando a saída de bola do adversário. Sem opção de passe o lance terminava em Neuer que era obrigado a dar um chutão para frente. Mesmo ditando o ritmo da partida, os donos de casa não conseguiram criar chances de gol. O único que esteve perto de abrir o placar foi Müller do Bayern que saiu na cara do goleiro aos 8 minutos e não aproveitou ao tentar fazer de cobertura.

Quando o relógio passou dos 25 minutos o Bayern de Munique passou a conseguir organizar as jogadas porque conseguiu trocar passe no meio de campo. Desta maneira foi criada a jogada que resultou no gol de Lewandowski. Müller receber em velocidade e finalizou. Weidenfeller salvou, mas no rebote o atacante do Bayern aproveitou.

O segundo tempo começou com o Borussia repetindo a pressão na marcação. Diferente do primeiro tempo, a tática conseguiu produzir um lance de perigo quando Reus correu nas costas de Dante e saiu na cara de Neuer. Mas a finalização foi para fora. O jogo seguiu com o Borussia tentando criar, mas sem conseguir chances de empatar. Outra oportunidade só foi aparecer no final em falta bem batida por Reus, mas Neuer garantiu o placar. 

O melhor: Lewandowski. Em um jogo sem muitas chances o artilheiro não desperdiçou a única chance que teve. Boateng também merece ser lembrado por não ter perdido uma bola e dado segurança ao sistema defensivo do Bayern. 

O pior: Reus. Era a grande esperança de desequilibrar o duelo em favor dos donos da casa, mas não conseguiu criar. Foi dele também a maior chance do Borussia, mas chutou para fora.

Toque dos técnicos: Pep Guardiola mostrou porque ganha 12 milhões de euros por temporada. Ele escalou três zagueiros e fechando o time anulou a transição rápida da defesa para o ataque do Borussia, uma das principais armas da equipe. Jürgen Klopp fez o que podia para tentar reverter a derrota. Colocou Kagawa e Adrián Ramos em campo mudando o esquema 4-5-1 para 4-4-2. A alteração não surtiu o resultado esperado.

Para lembrar:
Estrela no peito
: Um jogo desta envergadura reuniu grandes nomes. Juntando os elencos havia sete campeões mundiais na Copa no Brasil, incluindo Gotze, autor do gol contra a Argentina na final no Maracanã.

Professor viu: Com tantos jogadores importantes em ação a partida contou com um espectador especial. O treinador da seleção alemã, Joachim Löw, estava nas arquibancadas.

Sem escanteio: O primeiro tempo acabou sem que o jogo tivesse um escanteio sequer.