Topo

Bayern vence último jogo de 2015, mas foco estava todo no banco de reserva

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Hannover (Alemanha)

19/12/2015 14h20

Neste fim de semana, nada importa mais ao torcedor do Bayern de Munique que o futuro de Pep Guardiola, que anuncia seu futuro no domingo. Nada mais justo, então, que o catalão fosse também a estrela do último jogo do time bávaro em 2015. Contra o Hannover, o treinador surpreendeu ao escalar um banco com só quatro reservas, mexeu as peças na hora certa e viu seus pupilos baterem o Hannover, fora de casa, por 1 a 0.

Com a vitória, o Bayern chega a 46 pontos e é ainda mais líder do Campeonato Alemão. O placar foi magro, mas o time bávaro teve pouco trabalho para conquistá-lo e muitas chances para fazê-lo ainda melhor. Na metade da temporada, a diferença para o vice Borussia já é de sete pontos – Hertha, o terceiro, está a 17 da ponta.

O resultado, porém, é o de menos. É grande a expectativa em torno do que fará Guardiola, que tem contrato com o Bayern até o fim desta temporada. O anúncio deste domingo, pelo que especula a imprensa europeia, pode ser duplo. Segundo o jornal espanhol Marca, Carlo Ancelotti está acertado para assumir a equipe bávara.

A possível saída de Guardiola teria relação com o banco de reservas vazio deste sábado. Desde sua primeira temporada no Bayern, o treinador não se conforma com o acúmulo de lesões em jogadores-chave do time. Credita a isso, por exemplo, as derrotas nas semifinais da Liga dos Campeões dos últimos dois anos, quando não teve todos seus craques à disposição.

Nesta semana, segundo a revista Kicker, Guardiola chegou a bater boca com Volker Braun, chefe do departamento médico do Bayern. O espanhol hoje não tem Ribery, Robben, Douglas Costa, Gotze, Benatia, Bernat, Alaba e Lahm, todos lesionados. Há um ano, justamente por conta de diferenças com o treinador, Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt, antigo chefe do departamento, deixou o clube.

O jogo
Diante de uma lista de desfalques tão intensa, Guardiola fez o que pôde. Mandou só três jogadores de linha e o goleiro Ulreich para o banco de reservas e se virou com as opções que tinha em campo. Foi uma mudança dele, por exemplo, que gerou o primeiro gol do Bayern.

No começo da partida, o francês Coman fez dupla pela esquerda com Vidal enquanto Tiago caía na direita com Rafinha e, às vezes, Muller. Depois da metade do primeiro tempo, o treinador inverteu quase tudo, e foi pela direita que Coman achou o cruzamento que o zagueiro do Hannover tentou cortar com a mão. Na cobrança, Muller não perdoou e abriu o placar.

A vantagem só não foi maior porque faltou capricho ao Bayern na mesma medida em que sobrou talento ao goleiro rival. Zieler pegou um chute cara a cara com Xabi Alonso e salvou uma bola de Muller em cima da linha. Pressionado, o Hannover nada pôde fazer no ataque.

Melhor para a torcida do Bayern, que não desanimou com as mais de seis horas de viagem entre Hannover e Munique e compareceu em peso ao estádio, muitas vezes rivalizando com o público local em termos de barulho.