Regulamento Campeonato Argentino 2013

O Campeonato Argentino 2012/2013 terá um formato diferente dos anos anteriores. Ao invés de dois campeões, o campeonato deste ano terá somente um vencedor. A grande final será disputada entre o campeão do Torneio Inicial (2º semestre de 2012) e do Torneio Final (1º semestre de 2013).

Torneio Inicial

Disputado no 2º semestre de 2012, o Torneio Inicial é o equivalente ao antigo Apertura. As 20 equipes jogam entre si em turno único com o campeão garantindo vaga na final do campeonato.

Torneio Final

Disputado no 1º semestre de 2013, o Torneio Final é o equivalente ao antigo Clausura. As 20 equipes jogam entre si em turno único com o mando invertido ao do Torneio Inicial. O campeão garante vaga na final do campeonato. Caso o vencedor seja o mesmo do Torneio Inicial, ele será automaticamente declarado Campeão Argentino.

Final

A final do Campeonato Argentino, disputada entre o Campeão do Torneio Inicial e do Torneio Final será disputada em campo neutro a ser definido pelo comitê organizador. Em caso de empate nos 90 minutos, o jogo vai para a prorrogação. Persistindo o empate, o campeão será definido na disputa de pênaltis.

Critérios de Desempate

Caso aconteça um empate entre duas equipes na primeira posição, uma partida de desempate será realizada. Se o empate for entre duas ou mais equipes os critérios serão na ordem:

- confronto direto
- saldo de gols no confronto direto
- gols a favor no confronto direto
- saldo de gols no campeonato

Libertadores 2013

Os representantes da Argentina na Libertadores 2013 serão:

- Campeão do Clausura 2011/2012 (Arsenal)
- Campeão do Torneio Inicial 2012/2013
- As duas equipes que somarem mais pontos na soma do Clausura 2011/2012 e Torneio Inicial 2012/2013
- Equipe argentina melhor classificada na Sul-Americana 2012

Classificação Final do Campeonato

A somatória das tabelas dos dois torneios será usada para a definição das vagas na Sul-Americana 2013 e Libertadores 2014.

Rebaixamento

A Argentina tem um sistema de rebaixamento diferente do que é convencionalmente usado mundo afora chamado "Promedio". Paralelo à classificação do campeonato, existe um ranking com a média de pontos das equipes nas últimas três temporadas.

Ao final dos dois Torneios, os três últimos colocados da tabela do Promedio serão automaticamente rebaixados para a Primera B Nacional.