Topo

Ida de Mascherano para o Corinthians em 2005 é uma das negociações investigadas na Argentina

Javier Mascherano participa de treino do Corinthians em 2006; transferência é investigada - Fernando Santos/Folhapress
Javier Mascherano participa de treino do Corinthians em 2006; transferência é investigada Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

08/09/2012 09h23

Classificação e Jogos

O juiz federal Norberto Oyarbide, que investiga suposta lavagem de dinheiro no futebol da Argentina, solicitou ao fisco local informações sobre os tributos da transferência de 444 jogadores do futebol local nos últimos anos.

Entre elas, estão transferências de jogadores renomados como Sergio Agüero, Javier Mascherano, Ever Banega, Martín Palermo, Diego Forlán, Martín De Michelis, Gabriel Heinze, Pablo Piatti e Pablo Zabaleta

Mascherano, por exemplo, saiu do River Plate em 2005 para ir para o Corinthians, em negociação bancada pela então parceira corintiana MSI. Forlán, hoje no Internacional, deixou o futebol argentino em 2002 rumo ao Manchester United, da Inglaterra.

Oyarbide investiga se os valores das transferências correspondem com os impostos que deveriam ser pagos por elas ao fisco local.

O juiz também investiga suposta falsificação de passaportes europeus por parte de atletas argentinos para obter cidadania local e não ser considerado um jogador extra-comunitário.