Topo

Alemão - 2019

Com atraso por conta de PMs grevistas e duas viradas, Bahia bate o Itabuna; Vitória goleia líder

Mais de 20 homens da Força Nacional de Segurança atuam durante Itabuna x Bahia - Joá Souza/Agência A Tarde/AE
Mais de 20 homens da Força Nacional de Segurança atuam durante Itabuna x Bahia Imagem: Joá Souza/Agência A Tarde/AE

Do UOL, em São Paulo

05/02/2012 19h18

Em dia que teve sua partida atrasada por causa de manifestantes da greve dos policiais militares, o Bahia chegou a fazer 2 a 0, teve apagão, tomou virada do Itabuna, mas conseguiu uma incrível vitória por 4 a 3, com gol aos 52min do segundo tempo. Já o Vitória fez dois gols em um espaço de apenas dois minutos e aplicou 4 a 0 no ainda líder Bahia de Feira, no Barradão.

Apesar do fim de sua invencibilidade, o Bahia de Feira se mantém na primeira colocação, com 15 pontos, dois à frente do vice-líder Bahia. O Vitória aparece na terceira colocação, com 12.

A situação do jogo em Itabuna foi preocupante. Aproximadamente 50 manifestantes quiseram adiar o jogo e não deixaram, por exemplo, os ônibus das duas delegações no estádio Luiz Viana Filho, que teve um de seus portões derrubados pelos torcedores.

Após muita espera, integrantes da Força Nacional chegaram à arena para assegurar a segurança. Dentro de campo, o Bahia não teve pela primeira vez o técnico Joel Santana, que acertou sua ida para o Flamengo. Por isso, a equipe acabou sendo treinada pelo interino Eduardo Souza.

Apesar disso, o Bahia foi para o intervalo vencendo. Aos 34min do primeiro tempo, Fabinho subiu mais alto que a marcação e fez 1 a 0. Os visitantes voltaram melhores. Logo aos 6min, Souza ampliou. Após isso, teve uma pane e viu o Itabuna iniciar uma incrível reação.

Aos 17min, Hélder cobrou pênalti e diminuiu. Isso deu moral ao Itabuna, que não demorou a empatar. Aos 22min, o próprio Hélder igualou. Logo depois, aos 27min, Vagner virou. 3 a 2. Na base da vontade, Souza fez outro. Por incrível que pareça, aos 52min, o atacante Souza anotou mais um gol e definiu uma emocionante virada do Bahia.

Vitória define triunfo no 1º tempo

O Vitória até teve certa dificuldade no começo do jogo. Mas era melhor. E construiu sua vitória ainda na etapa inicial. Aliás, fez dois gols em curto espaço de tempo. Aos 33min, Dinei abriu o placar. No minuto seguinte, Arthur Maia sofreu pênalti. Neto Baiano cobrou e ampliou.

Nos acréscimos, Uelliton só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes. Pouca coisa mudou no segundo tempo. No final, Artur Maia selou a goleada. 4 a 0.