Topo

Alemão - 2019

Em jogo tenso, Bahia segura empate contra o Vitória, é campeão e quebra jejum de 11 anos

Do UOL, em São Paulo

13/05/2012 18h06

Nem mesmo a presença do maior artilheiro do Brasil do outro lado foi capaz de impedir o título do Bahia no Campeonato Estadual deste ano. Neste domingo, um empate contra o Vitória, de Neto Baiano, bastava. E foi dessa forma que o tricolor faturou a taça. O 3 a 3, no Estádio Pituaçu, deu à equipe comandada por Paulo Roberto Falcão o troféu, quebrando um incômodo jejum de 11 anos do Bahia sem o título regional. 

BAHIA ARRANCA EMPATE CONTRA O VITÓRIA E LEVA TÍTULO; VEJA OS GOLS

Para chegar a seu 44º troféu da competição, o Bahia passou sufoco. Chegou a ter vantagem de 2 a 1, mas levou a virada e só conseguiu igualar novamente o duelo na metade final do segundo tempo, com gol do volante Diones. Antes, no entanto, contou com uma falha do goleiro Douglas, do Vitória, no segundo gol tricolor, no fim da etapa inicial. Gabriel cobrou falta da intermediária, Douglas saiu muito mal do gol e viu a bola passar direto.
 
Se ficou sem o título pelo segundo ano consecutivo, o Vitória viu Neto Baiano igualar um recorde pessoal. Com os dois gols anotados neste domingo, ele chegou aos 27 no campeonato e igualou Cláudio Adão no posto de maior goleador em uma edição do torneio. Na temporada, o atacante, desejado por alguns clubes grandes, já soma 31. 
 
Logo no começo do duelo, dois gols. Aos 4 minutos, Neto Baiano colocou o Vitória à frente e no caminho do título. Mas aos oito Fahel aproveitou cobrança de falta, dominou a bola dentro da área e fuzilou, igualando o duelo. No restante do primeiro tempo, os dois times se cansaram de desperdiçar boas oportunidades. Um gol, então, só sairia na falha do goleiro Douglas, aos 45 minutos. Logo após o lance, uma grande confusão se formou, com discussões entre os próprios atletas. 
 
Na etapa final, o Bahia teve a chance de ampliar logo no primeiro minuto, com Hélder. Mas foi o rubro-negro quem marcou. Neto Baiano de novo, de pênalti, igualou a partida e também o recorde de Cláudio Adão. Três minutos depois, o Vitória ficaria com a taça na mão após o gol marcado por Dinei. 

Com a vantagem, o técnico do Vitória até tirou seu artilheiro de campo. E pagou caro. Aos 26 minutos, o volante Diones aproveitou mais um rebote depois de cobrança de falta e empatou a partida. A partir dali, a pressão aconteceu dois lados. O Vitória querendo um gol para faturar o título, e o Bahia querendo ampliar a vantagem e ficar mais perto do título. Mas, mesmo com tantas chances, ninguém mais marcou. O Vitória, aos 38 e 39 minutos, esbarrou em duas boas defesas de  Marcelo Lomba, que praticamente definiram o título para sua equipe.

Antes do apito final, quatro expulsões: o técnico Paulo Roberto Falcão e o atacante Souza, pelo Bahia, e o volante Uelliton e o artilheiro Neto Baiano, pelo Vitória. Mesmo no banco de reservas após ser substituído, Neto foi excluído após discussão.

VEJA COMO FORAM AS FINAIS DE TODOS OS ESTADUAIS PELO BRASIL

  • Neymar brilha, Santos derrota o Guarani e premia o centenário com tri paulista

  • Fluminense controla Botafogo, vence mais uma vez e encerra jejum no Carioca

  • Atlético-MG vence América e é campeão mineiro invicto depois de 36 anos

  • Inter toma susto do Caxias, vira na pressão e conquista o 41º título do Gauchão

  • Em jogo tenso, Bahia segura empate contra o Vitória, é campeão e quebra jejum de 11 anos

  • Santa Cruz cala a Ilha do Retiro, derrota o Sport e se torna bi após 25 anos

  • Coritiba vence Atlético-PR nos pênaltis e se sagra tricampeão paranaense

  • Ceará segura empate com Fortaleza e é bicampeão estadual

  • Avaí vence Figueirense de novo e se torna o maior campeão do Catarinense

  • Goiás arranca empate do Atlético-GO, é campeão goiano e evita tri do rival