Topo

Alemão - 2019

Goleada de 7 a 3 faz Vitória quebrar uma série de tabus diante do rival

Dinei marcou quatro gols e foi o grande destaque da goleada de 7 a 3 sobre o Bahia - Divulgação
Dinei marcou quatro gols e foi o grande destaque da goleada de 7 a 3 sobre o Bahia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/05/2013 11h44

A goleada de 7 a 3 sobre o Bahia certamente vai ficar marcado na história. Não apenas nas memórias dos torcedores, mas também no livro de estatísticas. Isso porque o resultado deste domingo, em jogo válido pela decisão do Campeonato Baiano, ajudou a equipe rubro-negra a quebrar – e ampliar – uma série de tabus diante do maior rival.

A começar pelo placar. Apenas uma vez na história o time rubro-negro conseguiu golear o rival por sete gols. Foi em 1948, no dia 2 de julho, em um amistoso no antigo campo da Graça (Estádio Arthur Morais) que terminou 7 a 1. O duelo foi em comemoração à Independência da Bahia e o placar é ainda a maior goleada do Vitória sobre o Bahia em toda a história.

Outro tabu destacável é que o Vitória não vencia três Ba-Vi’s seguidos há 18 anos. O primeiro triunfo desta sequência aconteceu na inauguração da Arena Fonte Nova, dia 7 de abril, quando o Vitória aplicou 5 a 1 nos tricolores. Vinte um dias depois veio a segunda vitória: 2 a 1, novamente na Fonte Nova, em mais um jogo válido pela segunda fase do Estadual.

E se vencer novamente no próximo domingo, no Barradão, outro tabu será quebrado, dessa vez de 22 anos, já que a última vez que o Vitória venceu quatro vezes seguidas foi em 1990-91.

VEJA MAIS TABUS QUEBRADOS - OU ACRESCENTADOS - COM A GOLEADA DE 7 A 3:

- Já são 11 jogos que o Bahia não vence o Vitória na Fonte Nova. É um tabu que já dura 9 anos (a última vez que o Bahia ganhou do Vitória na Fonte Nova foi em 2004), de lá pra cá foram seis triunfos do Vitória e cinco empates.
- O Vitória não perde para o Bahia há dois anos ou sete jogos, com quatro triunfos e três empates.
- Com os sete gols de domingo, o Vitória alcançou a marca de 14 gols em três Ba-Vis seguidos e igualou o seu recorde ocorrido nos campeonatos baianos de 1935-36 e de 1944-45 quando fez 14 gols em três Ba-Vis seguidos.
- Se vencer o próximo Ba-Vi, o Vitória alcançará 100% de aproveitamento em Ba-Vis no mesmo campeonato. Isso só ocorreu nos campeonatos de 1966 e de 1942. Só que em 66 só foi realizado um Ba-Vi e em 1942 foram dois. Portanto, com mais um triunfo será quebrado o recorde histórico de 100% de aproveitamento com mais jogos realizados no campeonato.