Topo

Alemão - 2019

Ba-Vi recebe mais de 32 mil e lidera público entre as decisões estaduais

Torcida do Bahia lota a Arena Fonte Nova no primeiro jogo da final do Estadual - Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Torcida do Bahia lota a Arena Fonte Nova no primeiro jogo da final do Estadual Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/04/2014 16h22

O último domingo reuniu diversos clássicos e decisões pelo Brasil. E no que diz respeito a público, nenhum deles superou o que compareceu à Arena Fonte Nova para assistir a primeira partida da decisão do Campeonato Baiano, entre Bahia e Vitória. Mais de 32 mil torcedores pagaram ingressos para acompanhar a partida que terminou com triunfo de 2 a 0 dos tricolores, deixando-os mais perto do 45º caneco estadual de sua história.

Nem mesmo estados mais tradicionais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, foram páreos para a Bahia. No Maracanã, foram registrados apenas 20.844 pagantes, enquanto 22.342 aficionados pagaram ingresso para assistir Atlético-MG e Cruzeiro.

A expectativa do jogo já é um atrativo. O torcedor baiano é acostumado com festa. Algumas pessoas falam que a primeira festa do estado é o Carnaval e depois é o Ba-Vi, então isso já traz um diferencial. Outro fator importante é que a estrutura de um estádio de primeiro mundo, como a Arena Fonte Nova, faz com que o torcedor vá mais tranquilo, pois há maior conforto, segurança e comodidade para ele”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

De acordo com Ednaldo, estudar a situação antecipadamente também ajudou. “O planejamento para a final foi feito entre a Federação Bahiana, Polícia Militar, os dois clubes e as torcidas organizadas de ambos. Nossa mensagem de pregar a paz foi passada adiante e os torcedores perceberam isso indo ao estádio de forma bem harmoniosa, prevalecendo sempre a torcida pelo futebol”, explicou.

Os jogos que mais chegaram perto do Ba-Vi foram Sport e Santa Cruz, com 28.366 pagantes no Arruda, e Ituano e Santos, com 27.114 pagantes no estádio do Pacaembu. Mas a grande surpresa de público esteve no Paraná: 26.827 torcedores adquiriram ingresso para ver a primeira final entre Londrina e Maringá, no estádio do Café.

Veja quais foram os principais públicos deste domingo:

BA - Bahia x Vitória: 32.049 pagantes
PE - Sport x Santa Cruz: 28.366 pagantes
SP - Ituano x Santos: 27.114 pagantes
PR - Londrina x Maringá: 26.827 pagantes
MG - Atlético-MG x Cruzeiro: 22.342 pagantes
RJ - Vasco x Flamengo: 20.844 pagantes