Topo

Alemão - 2019

Em crise, Vitória vence América fora de casa e encaminha classificação

André Uzêda

Do UOL, em Salvador

26/03/2015 23h38

Em meio ao turbilhão de crises que atormentam os bastidores do Esporte Clube Vitória, a partida contra o América-RN, em Natal, poderia servir para acalentar ou agravar as noites sombrias que cercam o Leão nos últimos dias.

Na segunda-feira (23), o presidente Carlos Falcão pediu renúncia do cargo por conta dos maus resultados em campo -- o Vitória foi eliminado nas quartas-de-final do Baiano -- e da pressão exercida pelos conselheiros. O clube está inteirinamente nas mãos do ex-vereador Silvoney Sales, que representa o conselho deliberativo.

Contra o Mecão potiguar, no primeiro jogo de mata-mata da Copa do Nordeste, os jogadores do Vitória entraram carregando o peso de poder aliviar a crise. E cumpriram bem o papel. Com um gol do meia Vander (Ex-Bahia e Flamengo), o rubro-negro baiano fez 1 a 0 fora de casa e ampliou a vantagem para definir vaga às semifinais.

Durante a partida, os donos da casa foram superiores e criaram as melhores chances de marcar, porém, não conseguiram transformar o domínio em efetividade.

Liderados por Neto Baiano, artilheiro do Vitória no ano, o time de Claudinei Oliveira respondia em estocadas rápidas comandadas pelo camisa 9.

Aos 3 do primeiro tempo, Neto aplicou um lençol no zagueiro Zé Antônio e cruzou para Rhayner, que não conseguiu aproveitar a chance.

Aos 14, novamente Neto Baiano. Ele descolou bela assistência por cobertura para Rhayner, que mais uma vez não foi feliz na conclusão.

O América respondia na categoria de Daniel Costa, que entrou ainda na primeira etapa na vaga deixada por Thiago Potiguar (contundido). Costa ficou responsável por municiar os atacantes Alváro, Max e o meia Cascata. Sua parte até que ele desempenhou com louvor. O problema foram as finalizações do trio em noite pouco inspirada.

No segundo tempo, o Vitória voltou com mesmo time, mas com uma postura mais decisiva. Logo aos 11, em jogada de contra-ataque, Neto Baiano serviu Vander que finalizou com categoria.

Sete minutos depois, o autor do tento perdeu a chance de ampliar. Ele entrou sozinho na cara do goleiro Busatto e acabou parado no arqueiro.

O próximo jogo entre as duas equipes será no próximo domingo (29), às 16h, no Barradão. Qualquer empate garante a vaga dos baianos na próxima fase.

No dia 31, terça-feira, ocorrerá às eleições presidenciais no Vitória. Até aqui apenas o ex-procurador geral do estado, Raimundo Viana, oficializou sua candidatura.