Topo

Alemão - 2019

Em seu 1º jogo da noite, Bahia goleia, mantém 100% e garante liderança

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 21h33

Mais um jogo, mais uma vitória. Em sua primeira partida desta quarta-feira, já que ainda tem outro compromisso pela Copa do Nordeste, contra o Juazeirense, às 21h45, o Bahia goleou o Galícia por 4 a 0 na Arena Fonte Nova, em duelo atrasado da quarto rodada do Campeonato Baiano, e assim manteve os 100% de aproveitamento na temporada de 2016.

Foi a nona vitória do Bahia em nove jogos. Com o resultado, o time tricolor chegou aos 15 pontos e garantiu o primeiro lugar da primeira fase do Estadual, garantindo assim vantagem em todos os confrontos eliminatórias até a grande decisão. O segundo colocado Vitória soma apenas dez pontos, sendo que só há mais uma rodada antes da fase de quartas de final.

O duelo na Fonte Nova começou com atraso de 15 minutos por dois motivos: acidente com o ônibus do Galícia e troca de uniformes do time visitante, que inicialmente estava apenas com a camisa branca, igual ao Bahia. De azul, o Galícia não resistiu ao Bahia depois de 17 minutos.

Após cruzamento da direita de Hayner, Rômulo apareceu na segunda trave para completar de perna esquerda para as redes. 1 a 0. Já aos 38min, veio o segundo, o primeiro de Gustavo com a camisa tricolor. Ele recebeu ótima assistência de Cristiano dentro da área, matou no peito e, como um atacante, finalizou com estilo para vencer o goleiro Robson e fazer 2 a 0.

No segundo tempo teve mais. Logo 6min, Rômulo deu um passe espetacular em profundidade para Edigar Junio, que finalizou com tranquilidade, rasteiro, e tirou do goleiro, ampliando na Fonte Nova. 3 a 0. Já aos 17min veio o quarto e último gol da partida. Feijão deu lindo lançamento, Hayner dominou, tirou o zagueiro e bateu de canhota de dentro da área. 4 a 0.

Entenda o porquê dos dois jogos no mesmo dia

Inicialmente, na tabela do Campeonato Baiano, o Bahia enfrentaria a equipe do Galícia no dia 27 de fevereiro, na Fonte Nova. Porém, o acordo para um amistoso nos Estados Unidos, contra o Orlando City, marcado para o mesmo dia 27, fez o clube enviar um ofício à Federação Bahiana de Futebol (FBF) solicitando a mudança do jogo contra o Galícia para 9 de março, única data disponível pela entidade para remarcar o confronto. Pedido atendido.

Porém, neste mesmo dia 9, o Bahia já tinha um jogo marcado pela Copa do Nordeste, contra o Juazeirense, no estádio Adauto Morais. O Bahia solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a mudança de data deste jogo do dia 9 para o 16. A CBF, porém, não atendeu ao pedido tricolor, alegando que “após conversas com as emissoras detentoras dos direitos de transmissão das competições envolvidas, que citaram situações de conflito contratual, além de abrir um precedente indesejável, com eventuais pedidos similares no futuro, ficamos impossibilitados de efetuar alteração de data”.