Fluminense

Garra de campeão

Especial mostra os gols, os heróis, os bastidores e curiosidades do título do Brasileiro de 2012. Use o scroll do mouse ou a barra de rolagem à direita para navegar pelo nosso especial.

  •  
  • Fred

    Tudo que não conseguiu realizar em 2010 por conta das lesões, Fred alcançou no tetracampeonato do Fluminense. Foram 26 partidas, com 20 gols, liderança dentro de campo e o principal: decidindo jogos. Seis vitórias vieram com seus gols: Flamengo (duas vezes), Botafogo, Ponte Preta (duas vezes) e Internacional. Brilhou nos clássicos: marcou no Fla-Flu centenário e anotou um golaço de voleio no segundo turno

    Crédito: Hedson Alves/Photocamera

  • Diego Cavalieri

    Viveu na conquista do Campeonato Brasileiro seu melhor momento na carreira. Evitou derrotas que pareciam certas, como no 2 a 1 sobre o Náutico e o triunfo de 1 a 0 sobre o Botafogo. No clássico contra o Flamengo, pegou um pênalti nos minutos finais para garantir outra vitória. Ficou fora de apenas quatro jogos em toda a campanha.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Wellington Nem

    O camisa 18 manteve a regularidade em toda competição e formou dupla entrosada com Fred. Sofreu dois pênaltis, deu três assistências e marcou seis gols no campeonato. A atuação de gala veio contra o Santos, quando marcou duas vezes na vitória por 3 a 1. Mas também foi decisivo em vitórias como o 1 a 0 sobre o Inter, quando deixou Fred livre para marcar.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Abel Braga

    Conseguiu tirar o potencial de seus principais astros e ainda foi corajoso ao promover a entrada de garotos no time, dando confiança para os jovens de Xerém. Jean e Wellington Nem que começaram o ano na reserva, ganharam espaço no campo. Teve ousadia para jogar com três atacantes nas partidas fora de casa e manteve o controle do vestiário.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Wagner

    Foi fundamental na ausência de Deco e disputou mais partidas que o companheiro – 29 contra 16. Com um estilo de jogo mais veloz e ofensivo, se destacou também na bola parada, que rendeu quatro assistências. Teve ótima atuação na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia e no triunfo sobre o Vasco, quando cruzou na medida para Thiago Neves marcar um dos gols.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Gum

    Anulou Vagner Love nos clássicos contra o Flamengo e ganhou quase todas as disputas com atacantes adversários pelo alto. Disciplinado, só perdeu um jogo por suspensão, e ainda marcou de cabeça o gol da vitória sobre a Ponte Preta, aos 45 minutos do segundo tempo.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Jean

    Aplicado na marcação, foi o 'desafogo' do time carioca, com qualidade na saída de bola. Marcou dois gols importantes e teve grande atuação nas vitórias contra Palmeiras e Portuguesa, jogos em que o Fluminense não conseguia entrar na área rival. Fez falta nas derrotas para Grêmio e Atlético-MG. Disputou 35 partidas.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Edinho

    Perfeito no posicionamento defensivo, sendo terceiro zagueiro em alguns momentos, também melhorou na saída de bola. Teve atuação de destaque nos clássicos cariocas, quando anulou Bottinelli, Carlos Alberto e Seedorf. Disputou 33 jogos, mas não marcou nenhum gol.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Deco

    O armador só não teve mais destaque por conta das lesões sofridas durante a temporada. Disputou 16 jogos e marcou um gol, na goleada por 4 a 1 sobre o Atlético-GO. Também deu 11 assistências, segundo dados do Datafolha, uma delas para o belo voleio de Fred no Fla-Flu.

    Crédito: Ricardo Ayres/Photocamera

  • Thiago Neves

    Principal contratação do ano, o meia foi destaque nos clássicos. No Fla-Flu centenário, deu cruzamento perfeito para Fred marcar. Contra o Vasco, marcou duas vezes em sua melhor apresentação. Disputou 29 jogos, marcou cinco gols e deu oito assistências, sendo um dos principais garçons da equipe.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Bruno

    Viveu seu grande momento na vitória sobre o Bahia, quando marcou um golaço driblando dois adversários e abriu caminho para o triunfo. Foi mais preso à defesa no restante da competição, e teve atuação de destaque na vitória por 1 a 0 contra o Botafogo, marcando bem o meia Fellype Gabriel.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Samuel

    O atacante de 21 anos foi mais uma aposta de Xerém que deu resultado, marcando cinco gols no torneio. Dois deles foram decisivos nas vitórias por 2 a 0 sobre o Náutico e por 1 a 0 sobre o Sport. Com um estilo forte e veloz, a promessa carimbou vaga no elenco para a próxima temporada.

    Crédito: Agência Photocamera

  • Carlinhos

    Oscilou bastante, mas o saldo final foi positivo. Marcou um gol na competição, que garantiu o empate por 1 a 1 contra o Santos, ainda no primeiro turno. Disputou 31 jogos e deu duas assistências. Uma na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Digão

    Ganhou chances, foi titular em 12 partidas e manteve o nível da defesa tricolor. Precipitado na saída de bola em alguns momentos, o defensor compensou com força e velocidade. Ainda ajudou com dois gols, nos empates por 2 a 2 contra o Grêmio e Figueirense.

    Crédito: Wallace Teixeira/Photocamera

  • Wallace

    Apesar de ter apenas 18 anos, foi titular em dez partidas, período em que o titular - Bruno ficou de fora por lesão. Marcou um gol na goleada por 4 a 0 sobre o Bahia e teve atuação de destaque na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no primeiro turno.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Leandro Euzébio

    As lesões atrapalharam o zagueiro, assim como no caso de Deco. Pelo alto, o camisa 4 se destacou marcando gols. Foram três, um inclusive garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no primeiro turno.

    Crédito: Agência Photocamera

  • Rafael Sobis

    Com a grande fase vivida por Wellington Nem e algumas lesões, Sobis teve pouco espaço durante o Brasileiro e só foi titular em dez jogos. Mesmo assim, quando atuou foi bem, marcando três gols. Dois deles nos empates por 2 a 2 contra Grêmio e Figueirense, e um na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia.

    Crédito: Agência Photocamera

  • Marcos Junior

    O atacante de 19 anos, outra revelação de Xerém, foi o 'jogador de segundo tempo' do técnico Abel Braga. Titular em apenas três jogos, Marcos Junior saiu do banco dez vezes para tentar decidir em um lance individual. Marcou um gol no empate por 2 a 2 contra o Figueirense, no primeiro turno do Brasileiro.

    Crédito: Nelson Perez /FFC

  • Ricardo Berna

    Com a ótima fase de Diego Cavalieri, teve apenas duas chances para entrar em campo durante o Campeonato Brasileiro, e não decepcionou. Foi um dos responsáveis pela vitória sobre o Corinthians, na primeira rodada da competição, e também atuou no clássico contra o Botafogo, onde novamente teve bela atuação.

    Credito: Nelson Perez/Fluminense FC

  • Anderson

    Zagueiro teve papel importante no início da temporada, mas as lesões o atrapalharam durante o Campeonato Brasileiro. Anderson acabou superado pela dupla Gum e Leandro Euzébio. Também ficou atrás de Digão, jogador das categorias de base do Fluminense. Mesmo assim, o defensor deixou sua marca na campanha tricolor.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Matheus Carvalho

    Mais um garoto da base do Fluminense, o atacante teve pouco espaço na temporada 2012 do Fluminense. No entanto, ele conseguiu fazer um bom papel no Brasileiro, levando-se em conta os seus adversários por uma vaga no time no setor ofensivo. Mais um dos queridinhos de Abel Braga, Matheus foi coadjuvante entre as promessas tricolores.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Diguinho

    Volante esteve entre os criticados pelas torcida do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Abel Braga, no entanto, usou o volante com regularidade na competição. Diguinho foi um dos reservas mais utilizados pelo técnico tricolor. Esteve longe de ser brilhante, mas deu sua parcela de contribuição para o título do Fluminense.

    Crédito: Ricardo Ayres/Photocamera

  • Lanzini

    O garoto argentino pouco participou da campanha do Fluminense no Brasileiro, mas pode se considerar campeão. Antes de voltar ao River Plate, o meia-atacante defendeu o clube tricolor em seis partidas pela competição. Marcou um gol e deu sua contribuição para a conquista do título.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Wellington Carvalho

    O zagueiro (na foto, à direita) teve apenas uma oportunidade de defender o Fluminense no Campeonato Brasileiro. No entanto, o garoto mostrou que pode dar frutos ao clube no futuro. Na estreia do torneio, contra o Corinthians, teve atuação segura e ajudou na vitória por 1 a 0. Por causa da forte concorrência, não entrou mais em campo.

    Crédito: Nelson Perez/Fluminense FC

  • Valencia

    Atrapalhado pelas lesões, terminou a temporada vitoriosa do Fluminense em baixa. O volante colombiano começou o ano com moral no meio-campo montado por Abel Braga. Com as boas atuações de Edinho e Jean, ele perdeu espaço e pouco ajudou o time no Campeonato Brasileiro.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Rafael Moura

    Atacante de confiança de Abel Braga e muito querido no elenco tricolor, Rafael Moura decepcionou nos meses em que defendeu o Fluminense no Brasileiro. O atacante não marcou nenhum gol. Ele deixou as Laranjeiras no meio do campeonato para defender o Internacional. No entanto, o He Man também pode ser considerado campeão brasileiro.

    Crédito: Júlio César Guimarães/UOL

  • Fábio Braga

    Filho de Abel Braga, o volante teve chance nos momentos em que o clube viveu sequência de problemas físicos de seus jogadores no meio-campo. Não foi brilhante em nenhuma das oportunidades recebidas. Com todos os atletas do setor liberados, não conseguiu vencer a concorrência e terminou o Brasileiro como coadjuvante.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Lucas Patinho

    Promessa da base tricolor, o meia-atacante disputou apenas uma partida pelo Fluminense neste Brasileiro. O Fluminense preferiu emprestar o jogador durante a campanha ao Sporting. Ele foi para o futebol europeu para ganhar experiência. Antes, porém, deu a sua pequena contribuição ao clube tricolor.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

  • Rafinha

    O volante, das divisões de base do Fluminense, teve pouca participação na campanha do clube no Brasileiro: apenas uma partida. O garoto teve chance na estreia do clube na competição e não voltou a ser utilizado. Surge como mais uma promessa do clube das Laranjeiras.

    Crédito: Nelson Perez/Fluminense FC

  • Igor Julião

    O lateral direito Igor Julião, de 18 anos, começa a despontar como uma das novas promessas das divisões de base do Fluminense. Com características de jogador polivalente, o garoto teve poucas chances no Brasileiro. No entanto, a expectativa é que Julião possa ganhar mais importância no time em breve.

    Crédito: Ralff Santos/Fluminense FC

  • Michael

    Apesar de todas as dificuldades para entrar em um time com diversas estrelas, o atacante Michael conseguiu ter a sua importância na conquista do Fluminense. O garoto disputou quatro partidas e marcou um gol no Brasileiro – sobre o Atlético-GO. Com todos os atacantes à disposição de Abel, não teve novas oportunidades.

    Crédito: Dhavid Normando/Photocamera

fluminense

campeão brasileiro

Bastidores e curiosidades

  1. Ex-pedreiro

    Um dos jovens que tiveram chance com Abel Braga nesta temporada nem sonhava em defender o Fluminense há dois anos, quando era ajudante de pedreiro. O atacante Micahel começou no Rio Preto-SP e só chegou ao clube em junho do ano passado. Antes, auxiliava o pai no trabalho pesado. Marcou um gol no Brasileirão.

  2. Deco e a chuteira

    Uma das manias engraçadas do elenco vem do meia Deco. O jogador, que costuma treinar de meia soquete, só entra em campo com a chuteira que usou no treinamento da véspera da partida. Mesmo que o modelo já seja conhecido, o armador faz questão de 'amaciar' o instrumento de trabalho um dia antes dos jogos.

  3. Astro pop

    Dentro de campo, Fred não tem moleza e 'rala' como todos os jogadores, mas fora dele, o capitão tem pequenos privilégios pelo tempo de casa e por ser uma das estrelas da companhia. Pode levar a filha Geovanna para dormir com ele na concentração e não carrega sua mala nos embarques e desembarques do time.

  4. Bruxo Chicão

    Tentando se livrar das lesões que o atrapalharam desde que chegou ao Fluminense, Deco também buscou ajuda fora do clube, com o fisioterapeuta Francisco Briglia, o 'Chicão'. Os métodos vão desde a acupuntura, até instrumentos mais 'alternativos' como martelos, óleos e ventosas, numa técnica chamada cinesiologia.

  5. Fé de Abel

    No vestiário do Fluminense nas Laranjeiras, um ritual acontece sempre na véspera das partidas, Existe um altar com imagens de alguns santos e lá, o técnico Abel Braga realiza suas orações durante quase meia hora. Alguns jogadores também fazem suas preces, mas o treinador é o mais assíduo no momento de fé.

  6. Racionais e Marcos

    A trilha sonora do goleiro Diego Cavalieri antes dos jogos do Fluminense é bem conhecida dos amigos. O rap 'Homem na Estrada', dos Racionais MC's é a música favorita do camisa 12, que também conversa quase que diariamente com o ex-goleiro Marcos, do Palmeiras. Ambos mantém forte amizade.

  7. Sr. Resolve

    A empolgação do atacante Marcos Junior com suas primeiras atuações pelo profissional gerou um apelido engraçado do meia Deco ao jovem de 19 anos: 'Resolve'. Nos treinos, o experiente armador sempre brincava com a promessa de Xerém. 'Vai lá resolver, resolve'. O puxão de orelha foi aceito com bom humor.

  8. Campeonato de videogame

    Reformado, o vestiário das Laranjeiras foi 'equipado' com um Playstation 3. Antes ou depois de alguns treinamentos, os jogadores disputam um animado campeonato de PES 2012. A brincadeira ganhou ares profissionais com um pesado troféu para o vencedor e até para o artilheiro da competição.

  9. Clima quente nas laranjeiras

    Apesar do bom momento do clube carioca, em setembro, integrantes de diversas organizadas foram até a sede do Fluminense para cobrar ajuda de custo. Com dedos em riste, os líderes disseram que havia 'acabado o amor'. A diretoria apertou o cerco na distribuição de cortesias e irritou algumas facções.

  10. Uma tradição para unir o time

    Uma tradição nesta temporada foram os jantares com praticamente todo elenco. Após o primeiro turno, todos os jogadores foram até uma churrascaria tradicional da zona Oeste para confraternizar. No aniversário do atacante Fred e após convocações de atletas à seleção, a medida também se repetiu.

fluminense

campeão brasileiro

Jogadores agradecem

O UOL Esporte ouviu com exclusividade os jogadores do Fluminense após a conquista do título.

  • abel braga técnico
  • bruno lateral-direito
  • carlinhos lateral-esquerdo
  • deco meia
  • diego cavalieri goleiro
  • edinho volante
  • fred atacante
  • gum zagueiro
  • jean volante
  • leandro euzebio zagueiro
  • wellington nem atacante
  • thiago neves meia

fluminense

campeão brasileiro

Outras vitórias

Veja outras conquistas do Fluminense.

9
Taça Guanabara
  • 1966
  • 1969
  • 1971
  • 1975
  • 1983
  • 1985
  • 1991
  • 1993
  • 2012
31
Campeonato Carioca
  • 1906
  • 1907*
  • 1908
  • 1909
  • 1911
  • 1917
  • 1918
  • 1919
  • 1924
  • 1936
  • 1937
  • 1938
  • 1940
  • 1941
  • 1946
  • 1951
  • 1959
  • 1964
  • 1969
  • 1971
  • 1973
  • 1975
  • 1976
  • 1980
  • 1983
  • 1984
  • 1985
  • 1995
  • 2002
  • 2005
  • 2012
2
Tornei Rio-São Paulo
  • 1957
  • 1960
9
Torneio Início
  • 1916
  • 1924
  • 1925
  • 1940
  • 1941
  • 1943
  • 1954
  • 1956
  • 1965
2
Taça Rio
  • 2005
  • 1990
4
Campeonato Brasileiro
  • 1970
  • 1984
  • 2010
  • 2012
1
Copa Rio Internacional
  • 1952
1
Campeonato Brasileiro
Série C
  • 1999
1
Campeonato do Brasil
  • 2007

fluminense

campeão brasileiro

Números do time

Para levar a taça, o Flu contou com alguns heróis (e vilões) em campo. Conheça os números dos destaques desta temporada no tricolor carioca.