Topo

Torcida demonstra apoio a demanda de R. Gaúcho e vaia atacantes em treino

Carmelito Bifano

Em Porto Alegre

24/06/2011 07h03

No último treinamento do Grêmio cerca de 250 torcedores demonstram insatisfação com o rendimento dos atacantes Lins e Junior Viçosa. Mesmo sendo o momento para acertar detalhes para o jogo contra o Botafogo, vaias foram ouvidas contra os jogadores. Na semana que a direção pediu para Renato Gaúcho evitar falar sobre reforços e se limitar a treinar a equipe, os aficionados demonstram que compartilham da opinião do treinador que o grupo precisa de acréscimos para a disputa do Brasileiro, em especial no ataque. Na partida contra o Vasco da Gama, no último domingo, a torcida também se manifestou contra o rendimento do time.

"A torcida estava meio braba no treino. O Grêmio é um time grande e sempre vamos ter cobranças, temos que ir ao Rio de Janeiro e voltar com um bom resultado", afirmou o zagueiro Mário Fernandes.

Há algum tempo os cartolas vasculham o mercado procurando reforços, mas encontram dificuldades, principalmente pela limitação financeira do clube e pela falta de opções de jogadores com características diferentes daqueles que estão no grupo. Os dirigentes também alegam que os problemas ofensivos são momentâneos e serão diminuídos quando os três atacantes que estão se recuperando de lesões voltarem ao grupo. Leandro, que trabalhou com o grupo na semana, deve ficar à disposição para o jogo no Rio de Janeiro, mas provavelmente no banco de reservas. O centroavante André Lima e o atacante Miralles buscam a melhor condição física, depois de saírem do departamento médico.

Enquanto os reforços externos e internos não ficam à disposição de Renato Gaúcho, o treinador tenta organizar o ataque com as peças que tem no momento. No primeiro coletivo da semana, Lins e Viçosa começaram a atividade no time titular e não tiveram bom rendimento. No segundo tempo da atividade, o treinador retirou Viçosa e colocou Escudero pelo lado esquerdo. A equipe melhorou, mas seguiu pecando nas finalizações e as cobranças dos torcedores foram notadas pelos jogadores.

"A crítica e a cobrança do torcedor é normal, só que a gente sabe que é um treinamento. Nele podemos errar. A gente pode testar coisas diferentes para colocar em prática no jogo. O torcedor, independente de ser um jogo ou um treino, que ver espetáculo e futebol bonito. Acho que é normal. A crítica é bem vinda e sabemos administrar", declarou Neuton.

O Grêmio não chuta no gol

  • 0,8

    Chutes em média

    Lins, em 5 jogos de Brasileirão

  • 1,8

    Chutes em média

    Viçosa, em 5 jogos de Brasileirão

  • 9,8

    Chutes em média

    Número absoluto do Grêmio

Estatísticas do Datafolha

Depois de cinco rodadas, Grêmio, Figueirense e Botafogo têm seis gols no Brasileiro e são os clubes que menos marcaram entre os 10 primeiros colocados. Junior Viçosa, que vem atuando como titular desde a partida contra o Universidad Católica, na Libertadores, marcou quatro gols nos últimos oito jogos, dois contra o Bahia e dois contra o Inter, no primeiro jogo da final absoluta do Campeonato Gaúcho. Lins, que iniciou como titular em quatro e entrou no decorrer das outras quatro partidas, não marcou nenhum.

Dos seis gols no certame nacional, dois deles foram marcados contra [Rafael Santos, do Atlético-PR, e Casemiro, do São Paulo], um de pênalti [Douglas], um do reserva [Roberson] e dois de Viçosa. O time é o segundo que menos finaliza no Brasileiro, segundo dados do Datafolha, outro fator que vem preocupando Renato Gaúcho. Lins arrematou quatro vezes, mas errou todos. Fez duas assistências e cruzou sete vezes, acertando apenas um. Viçosa finalizou nove vezes e acertou seis. Não deu nenhuma assistência e fez um cruzamento certo, em duas tentativas.

Enquanto a direção segue tentando os reforços, sem divulgar nomes, Renato Gaúcho busca melhorar o desempenho da equipe nos treinamentos com os jogadores que tem à disposição. A tendência é que ele mantenha a dupla contra o Botafogo, domingo, às 16h, no Engenhão. Escudero, que foi testado, também tem chances de entrar na equipe. Nesta sexta-feira, às 14h30, o grupo treina pela última vez em Porto Alegre e viaja no início da noite para o Rio de Janeiro. O Grêmio é o nono colocado no Campeonato Brasileiro, com sete pontos.