Topo

Entre céu e inferno, Fla é o time que menos perdeu entre clubes das séries A e B

Jogadores do Fla comemoraram a goleada sobre o Atlético-MG, sábado, no Engenhão - Alexandre Loureiro/ VIPCOMM
Jogadores do Fla comemoraram a goleada sobre o Atlético-MG, sábado, no Engenhão Imagem: Alexandre Loureiro/ VIPCOMM

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

28/06/2011 07h10

O Flamengo é o time que menos perdeu na temporada entre todos os clubes das séries A e B. São 31 jogos até o momento, com 17 vitórias, 13 empates e apenas uma derrota, esta para o Ceará na Copa do Brasil. A constatação contrasta com o clima vivido pelo Rubro-Negro na semana passada.

Antes da goleada sobre o Atlético-MG por 4 a 1, no último sábado, o clube viveu dias de tensão e ameaça de revolta por parte de alguns torcedores. Uma sequência de quatro empates e as cobranças envolvendo a assiduidade noturna da estrela da companhia, Ronaldinho, transformaram treinamentos em um autêntico reality show.

RANKING: DERROTAS DOS CLUBES EM 2011

1 - FLAMENGO - UMA DERROTA NO ANO
2 - Botafogo e Palmeiras - 4 derrotas
3- Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro e Santos - 5 derrotas
4 - América-MG, Coritiba, Figueirense e Internacional - 6 derrotas
5 - Ceará e Vasco da Gama - 7 derrotas
6 - Fluminense e São Paulo - 8 derrotas
7 - Bahia - 9 derrotas
8 - Grêmio - 10 derrotas
9 - Atlético-GO e Atlético-PR - 12 derrotas
10 - Avaí - 14 derrotas

O exemplo mostra um pouco do céu e inferno que o Flamengo enfrenta. Se a conquista do título estadual invicto foi motivo de comemoração, agora a cobrança por um padrão tático e boas atuações domina o discurso de críticos e torcedores. O curioso é que o time do técnico Vanderlei Luxemburgo, mesmo imensamente questionado, ainda possui o melhor retrospecto da temporada.

Porém, o “quase invicto” tem no elevado número de empates a sua dor de cabeça, e que o impede de ocupar uma posição melhor na competição nacional.

Baseado na situação curiosa do Flamengo, o UOL Esporte elaborou um ranking dos menos derrotados entre os clubes da primeira divisão. Além do time da Gávea, chamam a atenção os desempenhos de Palmeiras e Botafogo, que perderam apenas quatro partidas. Vale lembrar que o ranking não computa as decisões por pênaltis, apenas o placar dos jogos durante os 90 minutos.

Entre os piores, Avaí, Atlético-GO e Atlético-PR. Inclusive, o time de Santa Catarina é o que mais perdeu no ano, 14 vezes. Experiente, o meia Renato Abreu, do Flamengo, comentou um pouco sobre o clima de tensão que o clube enfrenta independentemente da situação. Ele se mostra confiante para a sequência da temporada.

“Não vejo que o clima estava pesado. Tivemos muitos empates, uma coisa que incomoda, pois estávamos acostumados com as vitórias. O resultado positivo traz uma paz importante e aumenta a motivação. Vejo um time focado e equilibrado para conquistar os seus objetivos. O grupo está sabendo lidar com as adversidades”, afirmou.

Para tentar manter o retrospecto positivo e subir na tabela do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o América-MG, na próxima quarta-feira, às 19h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O time ocupa a 7ª posição na tabela, com 10 pontos ganhos.