Topo

Grêmio mira exemplo europeu e quer manter Renato Gaúcho por longo período

Renato Gaúcho conversa com Antônio Vicente Martins; cartola quer técnico por muito tempo - Tárlis Schneider/Agência Freelancer
Renato Gaúcho conversa com Antônio Vicente Martins; cartola quer técnico por muito tempo Imagem: Tárlis Schneider/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

29/06/2011 12h06

Renato Gaúcho completa um ano de Grêmio em agosto. Ao contrário do que normalmente ocorre em clubes brasileiros, o treinador jamais foi ameaçado de demissão. Tal situação, aliada a idolatria que os torcedores tem pelo comandante, fruto do sucesso pelo clube como atleta, faz de Renato absoluto no Olímpico. Por isso, os dirigentes veem nele todos atributos para seguir o exemplo de Alex Ferguson, no Manchester United, e ter um longo período orientando os jogadores do time.

A afirmação foi feita pelo vice de futebol Antônio Vicente Martins na Grêmio Rádio, sistema de rádio pela internet oficial do clube, na última semana. O cartola acredita que o treinador possa se firmar para permanecer no Grêmio independente de resultados adversos.

"Eu gosto deste tipo de conversa. Já troquei ideias com o Vicente [Martins] no início do ano sobre essa possibilidade. Sei da minha capacidade. Essas coisas acontecem normalmente. Não que seja contra, mas não adianta forçar a barra. O técnico vive de resultados, neste ponto sou muito consciente. Me sinto em casa no Grêmio, apesar do frio. Estava mal acostumado com o Rio de Janeiro, mas sou gaúcho. Eu poderia ter pedido um contrato de dois ou três anos e colocado a multa lá em cima, mas não fiz. Jamais faria isso com o Grêmio. Se tiver que acontecer de eu ficar por um longo tempo, vai acontecer", disse Renato Gaúcho.

Alex Ferguson comanda o Manchester United há 25 anos. Tal situação é natural no futebol europeu, onde os treinadores permanecem pelo menos uma temporada no comando dos clubes. Já no Brasil a situação é diferente. Muricy Ramalho é o melhor exemplo recente de técnico que permaneceu longo período em um clube. No São Paulo, o técnico trabalhou de 2006 até 2009.

Na carreira de Renato Gaúcho, o clube que mais o teve na casamata foi o Vasco, onde permaneceu entre 2005 e 2007. Foi a única oportunidade em que ele comandou uma equipe por mais de um ano seguido.

O Grêmio volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Olímpico, para enfrentar o Avaí. O time tricolor ocupa a 13ª posição no certame nacional com 7 pontos em 18 disputados.