Topo

Grêmio se reforça no rival e acerta contratação do técnico Julinho Camargo

Julinho Camargo será anunciado neste sábado, deixando cargo no Inter assumido no início de abril - Divulgação
Julinho Camargo será anunciado neste sábado, deixando cargo no Inter assumido no início de abril Imagem: Divulgação

Marinho Saldanha e Jeremias Wernek

Em Porto Alegre*

01/07/2011 22h53

O Grêmio irá anunciar neste sábado o nome de seu novo treinador. Depois pensar em nomes como Cuca, Dunga e Diego Aguirre, o time tricolor confirmará Julinho Camargo, que ocupava cargo de auxiliar técnico do Internacional, para ser treinador do time principal. A direção do clube do Olímpico chegou ao consenso que ele é o melhor para o clube após a saída de Renato Gaúcho. Além disso, Cícero Souza, diretor executivo de futebol, foi demitido.

Julinho trabalhou nas categorias de base do Grêmio, além do Caxias e do Novo Hamburgo. Desde a chegada de Falcão, se transferiu para o Internacional, onde trabalha atualmente como auxiliar técnico. A trajetória dele pelo clube do Olímpico sempre foi elogiada, e contou com apoio de Paulo Odone. Quando deixou o clube, em 2009, teve desligamento coincidindo com a saída de Rodrigo Caetano, outro forte apoio que tinha no clube.

O Internacional, porém, não quer a liberação de seu auxiliar. Braço direito de Falcão, Julinho é muito importante em seu atual clube. Ele, contudo, será o responsável por conseguir 'forçar' tal fato. O anúncio oficial pode acontecer durante esta madrugada, via site oficial do Grêmio, mas a tendência é que os documentos sejam assinados e a situação formalizada neste sábado.

"Eu não consigo falar com ele, e isso que sempre me atende. Não sei se fechou, mas se fechou, nos f...", esbravejou um dirigente do Internacional. A reclamação se tornou oficial no clube do Beira-Rio pouco antes da 1h. O site oficial do Inter oficializou o pedido de demissão de Julinho. Segundo a nota, 'isso não abalará em nada o bom trabalho realizado por Falcão'.

Não é novidade para Paulo Odone - presidente do Grêmio - apostar em técnicos iniciantes em clubes grandes. Era ele o mandatário quando Mano Menezes, por exemplo, deixou o Caxias e assumiu o Grêmio, em 2005. No entanto, desta vez o novo treinador irá encontrar um vestiário repleto de jogadores rodados, os chamados 'cascudos' por Renato Gaúcho. Fábio Rochemabck, Douglas, Gabriel, Gilberto Silva, todos têm história maior que o futuro treinador no futebol brasileiro.

A direção gremista também teve mudanças. Cícero Souza foi demitido do cargo de diretor executivo de futebol. Para seu lugar está cotado Felipe Ximenes, do Coritiba. Procurado pela reportagem do UOL Esporte na quinta-feira, o cartola negou que tenha sido procurado. O Fluminense também gosta do trabalho de Ximenes e luta com o Grêmio pela contratação. Outro cotado pela direção da agremiação portoalegrense é Renan Dal Zotto, que atualmente trabalha no Figueirense. Ex-jogador de vôlei, Dal Zotto chegou a trabalhar no Esporte Clube Ulbra, que depois virou Universidade e posteriormente Canoas.

Julinho Camargo tem 40 anos e conquistou a maioria de seus títulos nas categorias de base do Grêmio. Seu currículo aponta o Campeonato Brasileiro Sub-20, a Taça Belo Horizonte, além do tricampeonato gaúcho em 2005, 2006 e 2007 e o Torneio Ângelo Dossena em 2008. Passaram por suas mãos, jogadores como Lucas, Anderson, Felipe Mattioni, Adílson, Willian Magrão, Carlos Eduardo e Douglas Costa.

*Atualizado às 00h45