Topo

Ataque nulo, saída de Lucas e defesa exposta derrubam São Paulo no Brasileirão

Líder isolado 3 jogos atrás, São Paulo pode terminar rodada fora do G-4 - Marcelo de Jesus/UOL
Líder isolado 3 jogos atrás, São Paulo pode terminar rodada fora do G-4 Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/07/2011 07h00

Não é por acaso que o São Paulo amargou sua terceira derrota consecutiva. Sobram justificativas entre jogadores e comissão técnica para explicar por que o time sofreu queda vertiginosa de produção, refletida no revés diante do Flamengo, 1 a 0, no Engenhão, pela oitava rodada do Nacional.

O ataque tricolor parou de produzir. São três jogos em branco, derrocada iniciada justamente após a saída de Lucas, convocado para a seleção brasileira, que disputa a Copa América.

"É difícil, a gente está tentando, mas não estamos conseguindo", disse Marlos ao site oficial do clube.

A defesa também passou por processo intenso de involução. O São Paulo deixou de ser referência na zaga para ser vista como uma “mãe” aos adversários. Nos cinco jogos iniciais, a equipe havia sofrido apenas um gol. Mas os três jogos recentes foram trágicos: oito gols sofridos – Corinthians 5 a 0, Botafogo 2 a 0 e Flamengo 1 a 0.

“Não é comum vencer cinco jogos seguidos, mas não é comum também perder três vezes seguidas”, resume Rogério Ceni.

SOMANDO TROPEÇOS E PROBLEMAS NO BRASILEIRÃO

MEGA DEPENDÊNCIA EM LUCAS

A ida de Lucas para a seleção brasileira causou um tsunami no Morumbi. Carpegiani não encontrou peça que fizesse algo parecido com o que o camisa 7 faz. O ataque perdeu velocidade, poder de infiltração e tabelas rápidas. Sem ele, o time não marca há 3 jogos.
8 GOLS SOFRIDOS EM 3 JOGOS

A defesa do São Paulo iniciou o torneio de forma impecável, mas desmoronou nos últimos 3 jogos. Na derrota diante do Flamengo por 1 a 0, na quarta-feira, Rogério Ceni fez boas defesas, impedindo maior estrago. Nem o retorno de Rhodolfo evitou nova derrota
PRESSÃO AUMENTA A CADA JOGO

Carpegiani já se acostumou a ser indagado sobre o risco de perder o comando técnico. O plano de reforçar o meio-campo, que havia dado certo contra o Fluminense e Atlético-MG, desta vez não funcionou no Engenhão. O time foi envolvido pelo Fla no 2º tempo e desperdiçou suas poucas chances com Fernandinho e Marlos

O aviso tardio da CBF na liberação de Casemiro, a concessão de licença-paternidade de Dagoberto e as falhas de Rogério Ceni diante do Corinthians e Botafogo contribuíram para aumentar o volume das críticas e incertezas no Morumbi.

De líder isolado e com cinco vitórias nas cinco rodadas iniciais, o time do Morumbi pode terminar a oitava rodada fora do G-4.