Topo

Sem tempo para treinar, Palmeiras apela a concentração e psicológico para encarar Santos

Felipão terá apenas dois treinos para organizar o Palmeiras antes do clássico - Fabio Braga/Folhapress
Felipão terá apenas dois treinos para organizar o Palmeiras antes do clássico Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

08/07/2011 14h10

Palmeiras e Santos fazem neste domingo o segundo clássico paulista do Campeonato Brasileiro 2011, e se os santistas reclamam do número excessivo de desfalques, os palmeirenses têm como maior obstáculo o pouco tempo hábil de preparação para a partida. Com apenas dois treinos a fazer antes do jogo -provavelmente nenhum coletivo -, o time alviverde já percebeu que terá mais que apelar à questão psicológica do que às condições físicas e técnicas dos jogadores.

“Não vamos recuperar praticamente nada. É muito pouco tempo até o dia do jogo. A intenção é descansar os atletas e preparar o time na parte psicológica”, reconheceu o técnico Luiz Felipe Scolari após o empate por 1 a 1 com o América-MG na noite de quinta-feira, em Sete Lagoas. “São duas grandes equipes, independente de quem jogar. Os dois times possuem jogadores de qualidade e, quando entram em campo, tudo isso fica de lado”.

A delegação alviverde desembarcou na manhã desta sexta em São Paulo e foi diretamente para a Academia de Futebol onde os reservas treinaram em campo e os titulares fizeram uma recuperação física. No sábado, o time volta a treinar logo cedo, e é só. O Santos, por sua vez, como teve adiado o seu jogo válido pela oitava rodada, teve a semana inteira apenas para treinar.

Além do desgaste físico, Felipão deve se preocupar com as mudanças que terá que fazer no time. Thiago Heleno está suspenso, e o técnico tem que decidir entre Chico e Leandro Amaro para o lugar vago na zaga. Já Gabriel Silva volta à lateral esquerda, e Kleber ainda é uma incógnita no ataque.

Os jogadores atentam ainda para outro ponto que vem sendo frequentemente contestado nos jogos do Palmeiras: a falta de concentração do time em determinados momentos das partidas.

“[Temos que melhorar] a concentração. O Santos é uma equipe muito qualificada, e nós temos que ter um nível de concentração muito bom nesse jogo para que possamos buscar o nosso objetivo que é a vitória”, alertou o zagueiro Maurício Ramos.

O clássico deste domingo será disputado às 18h30, no Pacaembu.