Topo

Fifa 'fura' o Santos e confirma presença de Neymar em sorteio da Copa-2014

Apesar de o Santos ainda manter suspense, Fifa confirmou atacante no seu evento - Fernando Vergara/AP
Apesar de o Santos ainda manter suspense, Fifa confirmou atacante no seu evento Imagem: Fernando Vergara/AP

Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo

No Rio de Janeiro

26/07/2011 12h00

Oficialmente, o Santos ainda não definiu se o atacante Neymar será liberado para atender ao convite da Fifa e participar do sorteio da Copa do Mundo de 2014, como revelou o UOL Esporte na última segunda-feira. Independentemente disso, a entidade que comanda o futebol minimizou essa possível “dúvida” e confirmou a presença do jogador no evento, que acontece neste sábado, a partir das 15h.

“Recebemos a confirmação do Santos FC sobre a participação do Neymar no Sorteio Preliminar e estamos felizes em tê-lo conosco no evento”, disse a Fifa, por meio de um comunicado enviado ao UOL Esporte.

A entidade, no entanto, não respondeu o horário que Neymar estará disponível para a participação no evento ou mesmo se irá viabilizar algum tipo de transporte especial para o jogador, como um jatinho fretado, por exemplo.

Na última segunda-feira, o Santos confirmou que ainda não sabia se Neymar estaria no sorteio por conta de um treinamento do time programado para 10h de sábado. A Fifa exigiu que o atacante estivesse no Rio de Janeiro, no mesmo dia, às 9h, para participar dos ensaios para o sorteio.

O técnico Muricy Ramalho teria se mostrado contrário a liberar Neymar deste treinamento, já que o atleta ficou afastado do time por um longo período em virtude da sua participação na Copa América com a seleção brasileira.

ATRAÇÕES DO SORTEIO DA COPA DO MUNDO DE 2014

Atletas convidadosAtrações musicais confirmadasApresentadoresAutoridades
Neymar, Cafu, Zico, Lucas, Zagallo, Fellipe Bastos, Lucas Piazón, Ronaldo, Adryan e BebetoIvete Sangalo, Orquestra Sinfônica Heliópolis (SP)Tadeu Schmidt, Fernanda Lima e Galvão BuenoDilma Rousseff, Joseph Blatter (presidente da Fifa), Ricardo Teixeira e 12 governadores e prefeitos de cidades e estados que serão sede da Copa

Por isso, a possibilidade estudada pelo Santos era a de liberar Neymar apenas após o treino. Porém, o deslocamento para São Paulo e, posteriormente, ao Rio de Janeiro, faria com que Neymar chegasse em cima da hora para o início do evento.

Além disso, caso realmente participe do evento da Fifa, o atleta terá de deixar o Rio de Janeiro logo na sequência e viajar para Curitiba, já que o Santos enfrenta o Atlético-PR, neste domingo, na Arena da Baixada.