Topo

Grêmio anuncia contratação, mas pode não contar com Wellington Paulista

Wellington Paulista foi anunciado pelo Grêmio, mas pode não ser contratado de fato - Rivaldo Gomes/Folhapress
Wellington Paulista foi anunciado pelo Grêmio, mas pode não ser contratado de fato Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Do UOL Esporte

Em Porto Alegre

30/07/2011 22h02

A direção do Grêmio anunciou a contratação do centroavante Wellington Paulista após a derrota contra o Flamengo, neste sábado. O jogador terá o terceiro clube em menos de um ano, algo proibido pelo regulamento da Fifa. Segundo o departamento de futebol do clube gaúcho, uma consulta foi feita e a CBF autorizou a contratação.

"Fizemos uma consulta que nos autoriza a contar com o jogador", disse o vice de futebol gremista, Antônio Vicente Martins. "Como é um jogador do Cruzeiro, que será devolvido, não conta como nova negociação. Empréstimo não conta", acrescentou o assessor de futebol José Simões.

Paulista estava concentrado, iria jogar, mas foi afastado pela direção do Palmeiras para não completar sete partidas, algo que inviabilizaria a transação. O problema é que Wellington jogou partidas da Libertadores pelo Cruzeiro, depois atuou pelo nacional no Palmeiras, e agora o Grêmio consolidaria a terceira equipe.

"O Internacional contrataria o jogador, mas não o fez porque a CBF não liberou. Tenho convicção que ele não poderá jogar pelo Grêmio", disse o advogado que presta serviço ao Inter, Daniel Cravo de Souza à Rádio Guaíba.

O Grêmio, por outro lado, se baseia no exemplo de Carlos Alberto. O meia atuou por Vasco, Grêmio e Bahia nesta temporada e não teve problemas para ser inscrito na terceira equipe. O que há de diferente no caso é que Carlos Alberto só disputou jogos de Campeonato Estadual pelo Vasco, algo ignorado pela Fifa. Já Paulista jogou pelo Palmeiras e pelo Cruzeiro em jogos nacionais e internacionais.

"Grêmio aguarda parecer da CBF na segunda-feira para confirmar negociação com Wellington Paulista", postou o perfil oficial do Grêmio no Twitter, temendo não concretizar o acerto. "Hoje é sábado, não é dia útil. Avançamos na negociação, acertamos com o Palmeiras, que tirou o atleta da partida. Com o Cruzeiro, que tem os direitos, e com o atleta. Quando surgiu essa notícia, consultamos o jurídico do Grêmio. Eu voltei a falar com o Palmeiras e eles disseram que poderia ser concretizada a negociação. Mas segunda-feira de forma oficial vamos consultar a CBF. Entre as partes está tudo certo e queremos fazer a situação se tornar definitiva", disse Alexandre Faria, diretor executivo gremista.

Nesta segunda-feira, o diretor executivo de futebol do Grêmio, Alexandre Faria, irá viajar para Belo Horizonte, onde conversará com os diretores do Cruzeiro e acertará a liberação do jogador. Se tudo ocorrer como o clube gaúcho espera, o atleta chegará a Porto Alegre no domingo. Segunda-feira ele irá realizar exames médicos e ser oficialmente apresentado. No entanto, ao que tudo indica, ele não poderá atuar pelo regulamento de transferências internacionais.