Topo

Roth cobra Douglas e diz não querer 'menininhos de apartamento' no Grêmio

Celso Roth com Douglas em treino do Grêmio; o treinador esbravejou o meia, pedindo marcação - Edu Andrade/Agência Freelancer
Celso Roth com Douglas em treino do Grêmio; o treinador esbravejou o meia, pedindo marcação Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

05/08/2011 11h05

O técnico Celso Roth mostrou todas suas conhecidas características logo no primeiro treinamento com todo o grupo do Grêmio. Gritos, orientações, xingamentos, conversas claras sem qualquer receio de constranger os jogadores, tudo isto esteve presente no gramado suplementar do Olímpico. O primeiro alvo foi Douglas. Depois, o ataque. Por fim, o treinador gritou: "Ninguém aqui é menininho de apartamento".

Douglas recebeu um passe, em contra-ataque, viu a movimentação de Leandro pela direita, tentou tocar e errou. Como de costume, virou as costas e olhou o time reserva sair para o jogo. Eis que veio o apito. Roth parou a atividade aos gritos. "Recompõe, recompõe m.... Volta porque foi tu que errou, c....", bradou o treinador. O jogador baixou a cabeça e aceitou.

No acerto seguinte vieram aplausos e reconhecimento. O trabalho seguiu, até em uma jogada ofensiva o ataque trocar quatro passes sem chutar em gol. Prontamente novo apito. Roth chegou ao lado de André Lima com uma bola, rolou para ele e disse: "Bate daqui, agora", o jogador chutou e acertou a trave. "Viu, eu falei, chuta, chuta m... Se não chutar você nunca vai fazer gol", gritou.

Sob as orientações do comandante, um coletivo foi realizado. Victor; Adílson, Vilson, Rafael Marques e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Leandro, Lúcio e Douglas; André Lima, foi a formação que trabalhou e deve enfrentar o Palmeiras no sábado, às 18h30 (horário de Brasília), pela 15ª rodada do Brasileirão, no Canindé.

Saindo do trabalho de bola rolando, os escanteios foram treinados. Na bola defensiva, Roth passou um por um, estabelecendo marcações individuais. "Se ele fizer o gol [disse apontando para o jogador do time reserva], a culpa é de quem? É sua [apontando para o do time titular, que estava defendendo]". Depois de reforçar um por um tal situação, o treinador definiu a orientação direta. "Aqui é forte, com raça, ninguém é menininho de apartamento", gritou.

O estilo já foi claramente posto em campo, e é completamente contrário a Julinho Camargo, seu antecessor, e Renato Gaúcho, que começou o ano no time. Renato era o típico 'boleiro' e mostrava com a bola nos pés o que podia fazer. Já Julinho tinha fala mansa e buscava confiança pelo conhecimento tático. A atuação de Roth pode ser simplesmente definida como um "tratamento de choque". Talvez o que o Grêmio precise para sair da crise no certame nacional.