Topo

Na proteção de Airton, Fla vive expectativa da quinta vitória consecutiva no BR

Airton em ação pelo Flamengo. Melhora do sistema defensivo e confiança dos companheiros de elenco - Wander Roberto/VIPCOMM
Airton em ação pelo Flamengo. Melhora do sistema defensivo e confiança dos companheiros de elenco Imagem: Wander Roberto/VIPCOMM

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

12/08/2011 07h10

Desde que voltou ao Flamengo, o volante Airton tornou a defesa “intocável”. Como titular, o jogador disputou seis partidas e o Rubro-Negro não sofreu gols. Foram cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa Sul-Americana. A proteção proporcionada por Airton ao sistema defensivo virou um dos trunfos para que o time viva a expectativa de conseguir a sua quinta vitória consecutiva na competição nacional.

No próximo domingo, às 16h, em Florianópolis, o adversário será o Figueirense, que só não marcou gols jogando no Orlando Scarpelli em duas oportunidades no torneio. Um desafio dos mais complicados para Airton e os outros 10 jogadores que Luxa colocará em campo.

Se com Airton, o time não sofre gols, também vale destacar que a defesa rubro-negra não foi vazada nos últimos quatro jogos, a melhor sequência nesta temporada. Companheiro do volante no setor, Willians reconhece os atributos do camisa 55 e destaca a força do sistema defensivo no bom momento vivido pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro.

“Sobre o Airton não tem o que falar. Em 2009, fizemos uma parceria muito boa com o Maldonado.  Agora, ele voltou e só tínhamos que acertar o posicionamento. É muito difícil passar por nós dois. Nossa equipe está bem ali atrás”, afirmou, acrescentando.

“Damos um suporte maior para que os jogadores de qualidade possam ir ao ataque. A gente pode atacar e defender rapidamente. Nossa equipe melhorou nesse aspecto. Acho que tem dado certo por causa da marcação que realizamos no meio de campo. Protegemos a zaga. A gente não precisa fazer gol, já que tem três, quatro caras ali na frente, que podem e sabem decidir”, completou.

A delegação do Flamengo viaja na tarde desta sexta-feira para Florianópolis. Antes, porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo comanda um treinamento na parte da manhã, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O time deve entrar em campo com: Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.