Topo

No 2º turno, Globo prioriza arquirrivais do São Paulo e 'rebaixa' o Fla na TV aberta

Apesar de Juvenal fechar com a Globo, São Paulo segue sem prestígio na TV aberta - Fernando Pilatos/São Paulo/Divulgação
Apesar de Juvenal fechar com a Globo, São Paulo segue sem prestígio na TV aberta Imagem: Fernando Pilatos/São Paulo/Divulgação

Renan Prates

Em São Paulo

16/08/2011 06h58

A tão falada briga de bastidores entre a TV Globo, CBF e São Paulo deu uma trégua, mas ainda sobraram resquícios. A entidade que organiza o futebol nacional divulgou recentemente a tabela de transmissões de televisão das rodadas 20 a 28 do Brasileirão. E, segundo levantamento do UOL Esporte, o time tricolor terá pouco espaço na TV aberta, ao contrário dos principais rivais do Estado. Na cola do Corinthians e na briga pela liderança da competição, o Flamengo foi 'rebaixado' conforme o estudo.

CONFIRA OS LÍDERES DE TRANSMISSÃO NO SEGUNDO TURNO (20ª A 28ª RODADA)


EQUIPESTV ABERTAEQUIPESTV FECHADA
1º - Corinthians71º - Grêmio6
2º - Palmeiras62º - São Paulo5
3º - Santos53º - Fluminense4
3º - Inter54º - Vasco3
4º - Flamengo45º - Cruzeiro3
4º - Vasco46º - Santos2
5º - São Paulo37º - Corinthians1
5º - Botafogo37º - Palmeiras1
6º - Fluminense27º - Inter1
6º - Cruzeiro27º - Flamengo1
6º - Atlético-MG27º - Botafogo1
7º - Grêmio07º - Atlético-MG1

Dos nove jogos que realizará no período, o São Paulo terá apenas três mostrados pela TV aberta (ver tabela completa acima), contra cinco na TV paga, onde é um dos líderes. Corinthians segue como o melhor neste aspecto, com sete partidas na TV aberta, seguido de perto por Palmeiras (seis) e Santos (cinco). O levantamento descarta o sistema pay-per-view (pague para ver) na contagem, pois todas as partidas do Brasileirão são transmitidas também desta forma.

No primeiro turno, a Globo tinha 'rebaixado' o São Paulo nas transmissões de TV, muito por conta da postura dos dirigentes do time tricolor de apoiar o Clube dos 13 e se posicionar de forma contrária aos interesses da rede que detém os direitos do Brasileirão.

NO 1º TURNO, SÃO PAULO ESTAVA NO TERCEIRO 'ESCALÃO' DAS TRANSMISSÕES

Das 19 partidas por equipe no primeiro turno, o São Paulo teve 11 transmissões (cinco na TV aberta e seis na fechada), o que deixou o clube na sexta colocação deste ranking. O líder da relação era o Corinthians com 15 jogos na TV. Palmeiras, Flamengo, Vasco e Santos apareceram no segundo patamar, com 13 encontros no total.

O São Paulo foi um dos últimos a aceitar concretizar o acordo com a TV Globo para transmissão do Brasileirão no triênio 2012/13/14. Com o trato feito entre as duas partes, a tendência era a de que o clube fosse mais prestigiado nas transmissões do segundo turno, o que só acabou acontecendo mesmo na TV fechada.   

Mas a surpresa do levantamento ficou para o Flamengo. Único invicto do campeonato, com o astro Ronaldinho Gaúcho em grande fase e a maior torcida do país, o time rubro-negro terá apenas quatro jogos na TV aberta (quarto melhor) e um na fechada. No primeiro turno, o Flamengo foi o terceiro melhor na aberta (apareceu dez vezes) e também foi 'medalha de bronze' no geral, com 13 aparições.

O líder entre os cariocas no total de transmissões é o Vasco (quatro na aberta e três na fechada), seguido pelo Botafogo (três e um) e o Fluminense (dois e quatro).

Os times de Belo Horizonte, por sua vez, tiveram o momento ruim neste Brasileirão refletido nas exibições de TV, já que Atlético-MG e Cruzeiro aparecerão apenas duas vezes na aberta. Na fechada, o clube celeste leva a melhor, aparecendo três vezes contra uma do maior rival.

Entre os grandes do Sul, o Inter seguiu prestigiado mesmo ainda sem engrenar na competição (terá cinco jogos na aberta e um na fechada), enquanto o Grêmio foi solenemente ignorado na TV aberta (nenhuma partida) e em contrapartida valorizado na fechada (seis transmissões, líder geral nesta aspecto).