Topo

Irritado com arbitragem, Gilberto anuncia aposentadoria, mas Cruzeiro vê 'cabeça quente'

Gilberto (d), de 35 anos, alegou que não aguenta mais os erros da arbitragem - Junior Lago/UOL
Gilberto (d), de 35 anos, alegou que não aguenta mais os erros da arbitragem Imagem: Junior Lago/UOL

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

04/09/2011 19h22

Irritado com a marcação de pênalti contra o Cruzeiro num lance em que tentou desarmar o volante palmeirense João Vítor, o experiente Gilberto anunciou, depois do empate em 1 a 1 no Pacaembu, que vai se aposentar, alegando não suportar mais os erros de arbitragem. Pega de surpresa, a diretoria cruzeirense conversará com o atleta, mas respeitará sua decisão.

O árbitro Leandro Pedro Vuaden assinalou pênalti aos 45min do segundo tempo e mostrou cartão amarelo para Gilberto. O volante Marcos Assunção cobrou, mas o jovem goleiro Rafael defendeu e evitou a derrota do Cruzeiro. Questionado sobre a decisão do atleta, que o teria citado na entrevista, o Vuaden evitou polemizar: "Bem sincero. É opinião dele".

Em outra entrevista, já no vestiário do Pacaembu, Gilberto disse que não é a primeira vez que tem problema com Vuaden. "Hoje (domingo) ele marcou uma falta que eu acho que não foi, eu perguntei para ele se ele não gostava de mim e ele disse "não Gilberto, não é isso, não é nada, lance de jogo..." e em seguida marcou uma penalidade que, na minha concepção, não foi", disse o jogador, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia..

"Depois do jogo eu fui em direção a ele (Vuaden) e disse "Vuaden, eu vou parar de jogar por você", ele disse "não, não faça isso, não" e eu disse "mas eu vou fazer". Não é só ele, mas os erros de arbitragem", desabafou Gilberto.

O meia mostrou-se desanimado com rumos da arbitragem."Faltam três meses para acabar o ano, mas, para continuar do jeito que está, os caras erram em um sábado, no outro sábado eles apitam, aí o Gilberto faz um pênalti toma um cartão vermelho, fica dois jogos sem jogar porque tem que ser julgado, tem não sei o que e isso não para, os erros de arbitragem tem sido demais", lamentou.

Em entrevista depois da partida, Gilberto, de 35 anos, disse que antecipará aposentadoria, embora tenha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2012. O diretor de futebol do clube mineiro, Dimas Fonseca, disse que vai esperar o jogador esfriar a cabeça para ouvi-lo.

“Estou sabendo agora por vocês, mas é, de repente, momento de cabeça quente. O Gilberto é um jogador experiente, e também não vamos procurar conversar com o jogador neste momento, um momento de pós-jogo com a adrenalina no alto, então vamos aguardar, ter paciência, vamos ouvir, e a decisão do jogador vamos saber respeitar”, observou o dirigente, em entrevista a Rádio Itatiaia.

O técnico Emerson Ávila, que estreou neste domingo no comando do Cruzeiro, também mostrou surpresa e espera que a diretoria converse com o Gilberto. “É um profissional exemplar, uma pessoa de caráter, tem uma história muito grande no futebol, e a gente espera que depois, com calma, a direção vá conversar com ele para que chegue num acordo”, ressaltou o substituto de Joel Santana.

Não menos surpresos, companheiros de Gilberto creem que o experiente jogador recuará da decisão e permanecerá atuando. “A gente estava ali e a gente viu que não foi pênalti, o Gilberto foi na bola, eu não sei o que aconteceu, o árbitro viu, não sei o que ele viu, mas acredito que ele não vai encerrar a carreira, não”, disse o zagueiro Léo.

Para Montillo, Gilberto estava de cabeça quente: “Eu vou falar também porque é um jogador muito importante para nós, muito experiente e o grupo precisa dele, tomara que ele falou com a cabeça quente, é ruim encerrar a carreira assim, falar com ele”.

Rafael também aposta que o companheiro mudará de ideia e seguirá no Cruzeiro. “O jogador fica muito chateado mesmo, a gente poderia sair com a derrota se o Marcos Assunção fizesse, mas acho que ele pensando e esfriando a cabeça, a gente conversando com ele, tomara que volte a ideia, porque é um jogador que nos ajuda muito”, ressaltou o goleiro.