Topo

Ídolos do passado se dividem sobre permanência de Tite; Andrés banca técnico

Ronaldo e Ezequiel sugerem troca; Vampeta, Biro-Biro e Zé Maria defendem Tite - Folhapress
Ronaldo e Ezequiel sugerem troca; Vampeta, Biro-Biro e Zé Maria defendem Tite Imagem: Folhapress

Carlos Padeiro

Em São Paulo

20/09/2011 07h00

Na contramão da cultura do futebol brasileiro, a gestão do presidente Andrés Sanchez, no Corinthians, se mostra contrária à troca de treinadores. No poder desde outubro de 2007, o mandatário só demitiu Adilson Batista, que comandou a equipe em 17 partidas no Brasileiro de 2010, além de não ter renovado o contrato de Nelsinho Baptista, após a queda para a Série B em 2007. Já Mano Menezes ocupou o cargo durante dois anos e meio, e Tite está para completar um ano.

UOL Esporte ouviu a opinião de cinco ex-jogadores e ídolos do clube alvinegro (ver tabela abaixo). Ronaldo e Ezequiel, campeões do Brasileiro em 1990, são favoráveis a uma troca de técnico, enquanto Vampeta, Biro-Biro e Zé Maria defendem Tite.

Comparado aos rivais paulistas nas últimas temporadas, o Corinthians é quem menos troca de comando.

De 2008 para cá, o Palmeiras teve Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Antonio Carlos Zago e Luiz Felipe Scolari. O São Paulo, depois da saída de Muricy Ramalho, apostou em Ricardo Gomes, Sergio Baresi, Paulo César Carpegiani e Adilson Batista. O Santos tem uma lista maior ainda, com Emerson Leão, Cuca, Marcio Fernandes, Vagner Mancini, Luxemburgo, Dorival Júnior, Aldison e Muricy.

A OPINIÃO DE ÍDOLOS DO PASSADO CORINTIANO

RONALDO PEDE VOLTA DE MARCIO BITTENCOURT

“Tem que dar uma chacoalhada, esses jogadores estão numa ‘inhaca’ lascada. Para mim o Marcio Bittencourt seria o nome certo para mexer com esse time. E a direção tem sido omissa. A culpa não é só do técnico, passa pelo presidente, diretores, vai para o Tite e para os jogadores. Falta pulso forte.”
VAMPETA DEFENDE TITE

"Tem que ficar até o final, seria uma besteira trocar. Ele já conhece o grupo, sabe o que fazer. Perder e empatar são coisas do campeonato, e o Corinthians está na briga, vai assim até o fim."
BIRO-BIRO DIZ QUE TITE DEVE FICAR ATÉ A LIBERTADORES DE 2012

“Não tem que mexer no treinador. Qualquer time tem altos e baixos, o campeonato é assim. Hoje temos um dos melhores técnicos do Brasil. Eu acho que o Tite tem que ficar até para a Libertadores do ano que vem. Não tem ninguém para trazer para o lugar dele, e ele faz um bom trabalho desde o ano passado.”
ZÉ MARIA PEDE PARA TITE DAR UMA "BALANÇADA" NO TIME

Tenho um respeito muito grande pelo Tite e acho que o menos culpado é o treinador. O Corinthians era líder até domingo, pô. Infelizmente o time não vem bem, a defesa está mal, tomando uns gols de bobeira, mas o Tite não merece esse castigo e tem que ficar até o final. Ele precisa balançar esse time, já foram 1001 oportunidades de disparar.”
EZEQUIEL DIZ QUE MEXIDA NO COMANDO FARIA BEM AO TIME

“Se for algo bem planejado, mexe um pouco com os jogadores. Em todo time que muda a tendência é o jogador entrar em campo mais animado. Mas aí teria que vir um ótimo treinador, com capacidade de renovar o grupo.”

Apesar de toda pressão de torcedores, conselheiros e dirigentes pela saída de Tite, Andrés banca a permanência do técnico gaúcho. Foi assim também em fevereiro, depois da derrota para o Tolima por 2 a 0 e a eliminação na Pré-Libertadores.

Mano Menezes também compõe a lista dos técnicos que ganharam apoio do mandatário. Em 2010, após o revés diante do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores, a torcida pediu a cabeça de Mano. Andrés o preservou e meses depois o treinador assumiu a seleção brasileira.

A sequência de resultados negativos a partir do final de julho (sete derrotas nas últimas 14 rodadas) culminou com a queda do primeiro para o terceiro lugar no Brasileiro e aumentou as críticas sobre Tite e a insatisfação de pessoas próximas a Andrés. Boa parte da torcida protesta e anseia uma mudança.

“Só vou mandar embora quando cometer um pecado muito grave. É um campeonato longo, de altos e baixos, e ele acerta mais do que erra, tem um aproveitamento que ninguém tem”, decretou Andrés.

Nesta quarta-feira, a situação pode piorar em caso de derrota para o São Paulo no Morumbi (a bola rola a partir das 21h50). Mesmo assim, Tite deve continuar, até para evitar uma demissão por causa de um revés diante do rival do Morumbi. Na história do clube de Parque São Jorge, 15 treinadores saíram após tropeços contra os são-paulinos.