Topo

Palmeiras desaba contra lanternas e testa superação e 'sprint final' ante líderes

Henrique marcou contra o Atlético-PR, um dos times ameaçados que o Palmeiras enfrentou - Cesar Greco/FotoArena/AE
Henrique marcou contra o Atlético-PR, um dos times ameaçados que o Palmeiras enfrentou Imagem: Cesar Greco/FotoArena/AE

Luiza Oliveira

Em São Paulo

05/10/2011 07h02

O Palmeiras não tem despertado a confiança de seus torcedores e desabou até diante dos lanternas do Campeonato Brasileiro. Agora, é difícil acreditar que terá outro destino contra os líderes. É justamente para mudar essa escrita que os jogadores testarão seu poder de superação para conseguir um 'sprint final'.

Nos últimos sete jogos, cinco foram contra equipes seriamente ameaçadas ao rebaixamento. No segundo turno, resta enfrentar apenas o Atlético-MG dentre os últimos seis colocados do Brasileirão. E o resultado foi desanimador com um aproveitamento de 46,6%.

Foram sete pontos conquistados nos empates por 1 a 1 com o Cruzeiro (16º), Avaí (19º) e o lanterna América-MG e por 2 a 2 diante do Atlético-PR (17º). A única vitória foi diante do Ceará (15º) por 1 a 0 graças ainda a um gol contra.

Para chegar pelo menos na Libertadores, a equipe terá que se superar. Hoje, é apenas o oitavo colocado com 40 pontos ao lado do Internacional. Quatro pontos separam do Fluminense, primeiro integrante do G-5 que hoje garantiria a vaga porque o líder Vasco já está na Libertadores.

O zagueiro Henrique garante que ainda não desistiu nem do título e faz promessas à torcida de que é possível reverter o quadro, apesar das dificuldades. “Não joguei o boné, o título está um pouco longe. Tem que pensar primeiro na Libertadores, não pode atropelar”, disse.

“A fase não está ajudando, mas vontade a gente vai ter. Determinação também. Podem esperar concentração e vamos corrigir os erros que cometemos para que não ocorra mais isso”, concluiu sobre as falhas de atenção que tem custado pontos importantes à equipe alviverde.

Até o fim do campeonato, nas onze rodadas restantes, o Palmeiras vai enfrentar cinco dos seis primeiros colocados, além de ter o clássico contra o Santos e atual campeão da Libertadores no próximo domingo, na Vila Belmiro.

Depois já tem uma sequência considerada difícil. Pega o sexto colocado Flamengo, no Engenhão, e na sequência o Fluminense, no Pacaembu, ainda em outubro. No dia 16 de novembro, o adversário será o primeiro colocado Vasco em São Paulo. As duas últimas rodadas prometem emoções ainda mais fortes. O time de Felipão faz os clássicos contra o terceiro colocado São Paulo e o vice-líder Corinthians, ambos no Pacaembu, para fechar sua participação no Brasileirão.