Topo

À espera de um Fla-Flu equilibrado, Abel Braga afirma que gramado do Engenhão não preocupa

Para o comandante tricolor, não há favoritos no fla-Flu deste domingo - Dhvid Normando/Photocamera
Para o comandante tricolor, não há favoritos no fla-Flu deste domingo Imagem: Dhvid Normando/Photocamera

Luiz Maurício Monteiro

No Rio de Janeiro

08/10/2011 07h13

Entre os vários ingredientes que envolvem um clássico regional de alta rivalidade, um dos mais falados, sem dúvida, é o equilíbrio. Se a ocasião apresentar um confronto que põe frente a frente o líder contra o lanterna, já é difícil encontrar alguém que aponte um favorito. Imagine então quando a partida reúne o quinto e o sexto colocados, ainda por cima com a mesma pontuação na tabela de classificação?  E para tornar ainda mais ingrata a missão de escolher o time com mais chances, o confronto em questão é nada mais nada menos que o Fla-Flu.

Neste domingo, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Engenhão, às 16h, em jogo válido pela 28ª rodada do Brasileirão. Apesar da proximidade entre os dois na classificação(ambos têm 44 pontos, com o Flu acima por ter mais vitórias), o elenco tricolor tem mais opções e menos desfalques.

Enquanto do lado rubro-negro, serão três ausências, com Ronaldinho convocado para a seleção brasileira, além dos suspensos Willians e Airton, no Fluminense apenas Fred ficará de fora, por também estar com a seleção. Porém, nas Laranjeiras, ninguém quer saber de favoritismo. Principalmente o técnico Abel Braga.

“Vocês (jornalistas) tentam criar um mito. Eu nunca vi Fla-Flu ter favorito. Essa história é totalmente fora de propósito. Além do mais, as equipes estão juntas na tabela. A diferença é que nos perdemos e vencemos mais, e eles empataram mais”lembrou.

Gramado não preocupa

E já que o assunto é condições de igualdade no clássico, o comandante tricolor falou também sobre o estado do gramado do Engenhão, que, segundo ele, terá o mesmo efeito para os dois lados.

Ao longo do ano, o campo do estádio olímpico nunca chegou a estar é ótimo estado. E para agravar a situação, nesta semana foram realizados dois shows do cantor pop Justin Bieber, o que provavelmente deverá ter influência na conservação do palco do jogo. O treinador, entretanto, prefere não pensar em consequências ruins, como, por exemplo, lesões de jogadores.

“Não vou ficar pensando nisso. E digo também que a culpa não é do Botafogo. Pelo contrário, o Botafogo está sendo prejudicado, já que vai ter que jogar contra o Bahia em São Januário. Mas isso é um problema do nosso futebol, que não tem estádios adequados. Só São Januário, que é do Vasco, e o Engenhão, que o Botafogo empresta. Eu já vi essas situações de shows em estádios de outros países, e no fim o procedimento acabou não tendo nenhum problema. Mas uma coisa é certa: se o gramado estiver bom, vai estar para os dois lados. E se estiver ruim, também vai ser para os dois”, finalizou.